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Analise e performance, Gestão e desafios, Integração e gestão de canais

Excesso de ferramentas de vendas: quando a tecnologia vira inimiga de atacadistas e distribuidoras

A transformação digital já alcançou boa parte dos segmentos do mercado e, para atacadistas e distribuidores, isso não é diferente. A cada dia surgem novas ferramentas de vendas e de gestão de vendas, que prometem soluções práticas para escalar resultados.

Embora a tecnologia e ferramentas como CRM, ERP, app de força de vendas e softwares para a gestão comercial sejam importantes, é preciso ter em mente que se elas não estão integradas com as estratégias de negócio, são pouco funcionais. Além disso, as customizações feitas em algumas dessas plataformas podem prejudicar a integração entre os sistemas. 

Como a falta de integração entre ferramentas de vendas pode atrapalhar a gestão do seu negócio?

Quando uma empresa trabalha com várias ferramentas de vendas ou de gestão comercial, alguns processos podem ser prejudicados. Ou pior: pode impedir que análises importantes aconteçam

Você pode achar que uma ferramenta para televendas, um e-commerce e um ERP são suficientes e que o desenvolvimento de sua distribuidora ou atacadista está seguindo a necessidade do mercado. Mas não é bem assim. 

Ao optar por ferramentas que não estão integradas entre si e com sua estratégia, você vai investir mais em soluções que não serão práticas e úteis para a sua gestão. Isso prejudica a eficiência comercial do negócio e acaba gerando mais etapas e burocracias desnecessárias, que travam o andamento e os resultados da empresa como um todo. 

Além disso, gerenciar diversas ferramentas de venda ou de gestão de venda sem integração não é fácil, principalmente quando falamos de negócios complexos e robustos, como são os do mercado atacadista e distribuidor. O grande volume de informações dispersas pode tornar a empresa confusa tanto para os funcionários, quanto para os clientes. 

Essa confusão com certeza irá atrapalhar os negócios, já que prejudica a comunicação com o cliente e tira o empoderamento do vendedor, que não terá como analisar seus próprios resultados e ganhar visibilidade e mais poder de negociação.  

E é nesse ponto que a falta de alguns processos e análises aparecem. 

A importância da integração e da análise de dados

Dados são essenciais para o crescimento de qualquer negócio

Ao analisá-los corretamente, você pode saber o volume de vendas da empresa e decidir o melhor caminho para o futuro. É nesse momento que promoções podem ser decididas, assim como os canais que devem ser mais trabalhados. 

Para ter análises precisas, a integração de plataformas é fundamental. Ao ter todos os serviços em uma única ferramenta de gestão de venda, é possível realizar um gerenciamento único de dados em tempo real, diferente do que é feito quando há diversas ferramentas de vendas. 

A plataforma let, da Gera, integra e-commerce, chatbot, escritório virtual, PDV, televendas, app de vendas e business intelligence em apenas uma solução.

Dessa forma, é mais eficiente ter um controle digital das operações da distribuidora ou atacadista. Com o business intelligence atrelado à ferramenta, você tem mais inteligência comercial para analisar a evolução de pedidos, vendas por região e portfólio de produtos. 

A praticidade está entre as principais vantagens. Com todas as funções em apenas uma plataforma, você simplifica os processos internos e ainda potencializa resultados ao usar os dados ao favor de seus vendedores

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