Quando falamos da transformação digital pela qual empresas pelo mundo inteiro passaram ou estão passando, é comum relacionarmos às novas tecnologias e também às novas formas de organização, interna e externa, das empresas. O que não podemos deixar de lado nesse novo cenário é a importância da análise de dados.
É visível que essa transformação levou para dentro das empresas novas formas de trabalhar, como horizontalização da gestão, e, externamente, criou consumidores mais exigentes e pouco fiéis às marcas. Diante dessas novidades, os dados se tornaram estratégicos para observar o mercado, os colaboradores e as novas tecnologias.
O surgimento de canais digitais de comunicação e vendas, assim como o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas, trouxe diversos avanços e possibilitou o acesso ao que chamamos de Big Data — um conjunto enorme de dados sobre os processos da empresa, sobre os clientes e muitas outras informações importantes para os negócios.
Antes, para obter dados assertivos sobre segmentos e até mesmo sobre o comportamento dos consumidores, empresas precisavam investir em pesquisas de mercado. Com as novas possibilidades, o acesso e a avaliação de dados têm sido tema recorrente entre as dicas para companhias que querem seguir inovando.
Mas por que isso é tão importante nos setores B2B e B2B2C? Vamos falar sobre isso!
Análise de dados em distribuidoras e atacadistas
O segmento de distribuidoras e atacadistas é bastante tradicional. Pelos anos de mercado e experiência com varejistas, é comum que quem está na gestão dessas empresas acredite que já sabe bastante sobre os clientes e sobre o próprio negócio. O problema é que isso é feito com base em achismos.
É preciso aceitar que, hoje, no mesmo ritmo das mudanças da sociedade, o comportamento dos consumidores também se altera de forma acelerada. Não é seguro e nem inteligente não ter uma base concreta de informações que ajudem a ter uma visibilidade completa sobre o próprio negócio e sobre os desejos dos clientes.
Sistemas ligados ao Business Intelligence, um bom CRM, e até soluções específicas criadas por empresas de tecnologia, reúnem diversas informações importantes que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.
O que uma análise de dados permite
Ao adotar as ferramentas adequadas e ter na equipe pessoas que saibam como extrair, organizar e analisar as informações, surgem diversas oportunidades de otimização. Confira algumas delas:
Ajuda em um cenário complexo
Os mercados B2B e B2B2C envolvem uma jornada de compra longa. Empresas são clientes extremamente cuidadosos, que também estão olhando para números para não escolherem fechar parcerias que podem prejudicá-las.
Ao investir em análise de dados, sua distribuidora ou atacadista pode obter números reais e concretos sobre a própria qualidade do atendimento, satisfação dos clientes, efetividade nas entregas, entre outras características que podem contribuir muito para que uma empresa tenha interesse em negociar com a sua. Isso já te coloca um passo à frente da concorrência.
Tenha informações consistentes
Seja sobre o mercado ou sobre os clientes, ao contar com dados sua empresa pode entender comportamentos recorrentes além de:
- Entender detalhes mais profundos sobre o perfil dos consumidores
- Perceber mais rapidamente quando um produto está tendo mais sucesso do que outros
- Identificar quando uma estratégia não deu tão certo quanto o esperado
- Conferir se as pessoas estão se interessando por uma promoção
- Manter registrado um histórico dessas informações
No caso de empresas distribuidoras e atacadistas, investir em análise de dados também pode contribuir para a logística, como no controle ativo de estoque, garantindo uma visualização mais clara sobre a necessidade de reabastecimento, por exemplo.
Análise preditiva
Se tudo muda tão rapidamente, nunca foi tão importante para as empresas terem uma previsão do que pode acontecer para tomar decisões assertivas e menos arriscadas. Mas como isso pode ser possível? Com dados!
Com base em históricos de mercado e de cada consumidor, é possível identificar tendências e assim fazer o que é chamado de análise preditiva, uma projeção que tem se tornado cada vez mais comum em empresas.
Graças a esse tipo de análise, fica mais fácil otimizar estratégias — inclusive as que estiverem em andamento —, identificar oportunidades, definir metas que façam sentido, entre outras vantagens.
Mais foco nas metas
Sua empresa passa a criar metas tangíveis, dentro da realidade e que podem realmente ser monitoradas com base em métricas. Os objetivos podem ser atualizados em períodos que façam sentido para o seu negócio.
Com uma parte do time focada em fazer o monitoramento desses dados, caso ocorra algum problema no meio do caminho que indique que a meta não será alcançada, será possível traçar um novo plano com rapidez.
Comece a analisar dados agora
Para que sua empresa saia do lugar, é preciso começar a analisar dados já! E para isso, não tem outro jeito: é preciso contar com uma tecnologia que facilite esse trabalho. Só com ferramentas de qualidade e integradas sua empresa conseguirá informações precisas.
Entender o papel de soluções tecnológicas no mercado B2B e B2B2C é um ponto essencial, já que empresas desatualizadas têm se encontrado em cenários de risco. Mas também é importante saber que não é qualquer tecnologia que realmente vai ajudar essas empresas.
Existem sinais comuns de que está na hora de repensar algumas escolhas para obter avanços reais. Reunimos eles em um e-book gratuito. Confira e entenda se sua distribuidora ou atacadista está no caminho certo: