O setor da venda direta está sem dúvidas passando por um momento de transformação marcada pela digitalização, o surgimento de novos canais como o e-commerce e a necessidade de oferecer uma experiência omnichannel para clientes toda vez mais exigentes. E o Revendedor, está mudando também?
Uma pesquisa recente apontou que em 2017, 48,3% dos revendedores no Brasil tinham entre 18 e 29 anos, o que afirma que sim, um novo perfil de empreendedores nasceu: os Millennials.
A sua empresa está preparada para eles? Confira!
Millennials: Quem são eles ?
São os jovens da Geração Y (nascidos entre 1980 e 1995), também chamada de geração do milênio e que vieram depois da Geração X (nascidos entre 1967 a 1979). Eles cresceram em um mundo digital e são também considerados os mais influenciadores com relação às outras gerações.
Os millennials, que anseiam sempre por novas oportunidades e novas experiências, tendem a preferir trabalhos mais flexíveis que proporcionam equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.
E quem disse que eles não se interessam pelo ramo de vendas diretas? Eles estão mudando as relações de trabalho e de consumo.
Por que eles se sentem atraídos pela Venda Direta?
Esses jovens acabaram se interessando em revender marcas não só por se sentirem totalmente representados por elas, mas pela chance de ter seu próprio negócio através das vendas por relacionamento.
Em 2017, dos 4,1 milhões de revendedores no Brasil, 48,3% tinham entre 18 e 29 anos, segundo dados da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas).
“O setor foi criado, sim, com o intuito de complementar renda. Mas isso vem mudando, e esse ramo se tornou atrativo para esses jovens no sentido de fazer carreira empreendedora na atividade”, afirma Adriana Colloca, presidente executiva da ABEVD.
A Venda Direta precisa ser mais Digital!
Dentro deste contexto, onde as comunicações e a tecnologia avançam rapidamente, não há dúvidas de que o setor não pode ficar para trás. As empresas de venda direta precisam ter um modelo mais digital para apoiar esse novo perfil de empreendedores millennials.
Além disso, a digitalização traz outras múltiplas vantagens para a empresa como:
- Gestão das informações em tempo real;
- Agilidade em criar promoções e aumento das vendas;
- Melhoria do nível de serviço prestado aos clientes;
- Escalabilidade do negócio e mitigação de erros.
Como o Brasil já ocupa o 6º lugar no ranking da WFDSA para América Central e Sul, fica claro que os millennials têm um papel fundamental nisso tudo por representarem uma grande fatia da população mundial.
E a expectativa é que esse perfil de empreendedores aumente ainda mais nos próximos anos!