Quem possui uma distribuidora ou atacadista sabe como é importante contar com informações claras e completas. Só assim é possível ter um controle maior sobre a entrada e saída de produtos. Nesse contexto, um bom relatório de vendas torna-se essencial.
A partir da análise de informações dispostas no relatório de vendas, é possível planejar ações comerciais e corrigir erros de maneira muito mais rápida.
Vale lembrar que relatórios bem elaborados podem auxiliar no dia a dia de todo o time de vendas. Afinal, esse documento é o compilado de todos os números importantes da equipe.
Em geral, eles são entregues no final de cada mês, mas as empresas podem optar por fazerem de forma trimestral. Também podem ser mais detalhados e, nesse caso, feitos semestralmente ou anualmente.
Independente do tempo do relatório é necessário que ele seja feito com o máximo de informações possíveis, já que ele será essencial para analisar os próximos passos da empresa e as próximas estratégias de venda.
A importância do relatório de vendas está associada a entender os pontos fracos e fortes dos processos de vendas. Será possível identificar então:
- Como andam as vendas da empresa
- Como está o crescimento da empresa
- Se as estratégias de venda estão em conformidade com as necessidades de cada cliente
- Se o ciclo de vendas está fluindo de acordo com as estratégias pré-definidas
Assim, desenvolver planos de ação, correlacionar os principais indicadores e apresentar diagnósticos será muito mais fácil. Além disso, a equipe estará integrada às necessidades de aperfeiçoamento.
Métricas são diferenciais no relatório de vendas
Já falamos anteriormente sobre a importância de contar com um relatório de vendas bem elaborado e completo. Agora, vamos ressaltar quais os melhores caminhos para desenvolver esses relatórios e como as métricas podem auxiliar neste feito.
Objetivos claros
Um relatório de vendas precisa dispor de informações claras, logo, os objetivos também devem ser. Vale, então, destacar quais objetivos você deseja responder neste relatório e quem receberá ele.
Além disso, é importante compreender:
- Quais oportunidades de negócio ainda não foram exploradas
- Quais clientes trazem mais retorno à empresa e quais menos trazem
- Quais as principais queixas/dores apresentadas por esses clientes
- Analisar o desempenho do time de vendas
- Acompanhar o ciclo de vendas da empresa
Defina o modelo do relatório
O relatório de vendas precisa conter todas as informações úteis e que foram passadas para os clientes. Logo, atacadistas e distribuidoras precisam alinhar com toda a equipe comercial quais os pontos relevantes abordados com os consumidores.
Basicamente, informações que não são passadas de forma clara ou que são esquecidas podem dificultar ações internas e até mesmo afetar no lucro do negócio.
Métricas de acordo com o objetivo principal
Não basta apenas colocar todos os números analisados, é importante que eles tenham uma linha de raciocínio. Portanto, as métricas selecionadas devem ter relação com os pontos que estão sendo analisados.
É importante no relatório ter números como:
- Número total de pedidos
- Pedidos por cliente
- Gasto médio de cada cliente por compra
- Faturamento mensal da empresa
- O famoso ROI — retorno sobre o investimento — , que indicará quanto sua empresa está lucrando com cada investimento
- Outros pontos que sejam relevantes para o seu negócio
Mantenha sempre as informações atualizadas
Muito além de ter controle sobre lucro, o relatório de vendas é uma importante ferramenta para evitar erros. Por isso, é importante que todas as informações sejam preenchidas na planilha. É indicado que essa atividade seja feita ao fim do dia para evitar possíveis esquecimentos.
Defina prazos
Definir prazos são verdadeiros desafios, principalmente porque é importante levar em conta o tipo de projeto que está sendo desenvolvido e o trabalho de todas as pessoas que estão envolvidas nele.
Porém, os prazos são verdadeiros aliados, afinal o objetivo é analisar a situação atual do seu empreendimento. Logo, as informações também precisam ser atuais.
Use a tecnologia à seu favor
Um erro comum praticado por muitas pessoas é anotar as informações e dados de maneira manual. A tecnologia tem se mostrado cada vez mais uma verdadeira aliada, principalmente para coletar informações relevantes para relatórios de vendas.
Deste modo, é essencial que distribuidoras e atacadistas optem pela utilização de plataformas de gestão de vendas, a fim de contar com informações objetivas e integradas a diversos canais.
Plataformas especializadas em vendas de distribuidoras e atacadistas dispõem de muitas outras funções além do relatório de vendas.
Gera let: opte por uma gestão de vendas integrada
A Gera let é uma tecnologia que tem como objetivo simplificar estruturas de vendas comerciais complexas para empresas B2B e B2B2C.
Com a let, você pode reunir os dados e informações mais importantes da sua distribuidora ou atacadista. Nela você pode desenvolver um relatório de vendas completo e ao mesmo tempo integrar diferentes canais de gestão, unir sua força de vendas e criar promoções segmentadas de acordo com o perfil de seus clientes.
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