Um vendedor externo qualificado tende a potencializar os resultados positivos da empresa em que atua. Por isso, investir nesse profissional é uma ótima aposta.
Vendedores externos são peças-chave em diversos tipos de negócio, inclusive aqueles ligados aos atacadistas e distribuidores. Eles são essenciais para que se concretize uma maior proximidade com clientes, já que são eles quem representam a empresa e atendem diretamente o cliente.
Empatia e boa comunicação são apenas duas qualidades essenciais que esses profissionais devem ter. Isso porque as atividades exercidas por eles vão muito além da venda. São responsáveis por:
- Elaboração de propostas comerciais
- Finalização de vendas
- Desenvolvimento de novas oportunidades e clientes
- Auxiliar o cliente durante todo o processo de compra do produto ou serviço que está sendo ofertado
- Acompanhar a entrega dos produtos
- E fechar vendas e contratos
Ao entendermos essas atribuições, fica claro que o papel do vendedor externo em distribuidoras e atacadistas, empresas ligadas ao segmento B2B e B2B2C, faz toda diferença. Afinal, estamos falando de uma negociação que pode envolver grande quantidade de produtos ou altos valores.
Diferenciais que um vendedor externo precisa ter em empresas B2B e B2B2C
Quem atua como vendedor externo lida com negociações que envolvem desde prazos estipulados até as melhores condições de pagamento do produto ou serviço oferecido.
Por isso, é importante que esse vendedor conte com determinadas habilidades que serão cruciais para uma boa venda, o que, consequentemente, gerará mais lucro para a empresa. A seguir, reunimos algumas dessas características.
Atendimento ao cliente impecável
Os representantes de venda de qualquer negócio precisam conversar de maneira amigável e fluida com os clientes e potenciais clientes.
É importante que a comunicação seja feita de forma calma e clara, mostrando que aquela abordagem tem o objetivo de oferecer soluções benéficas e auxiliar no processo de venda.
No caso do vendedor externo, que vai até o cliente, o cuidado no atendimento deve ser redobrado. Vale lembrar também de acertar bons horários com o cliente e não ser invasivo.
Flexibilidade
Falando em horário, quem é vendedor externo sabe que essa profissão costuma envolver longas horas de trabalho. Isso ocorre principalmente porque quem se dispõe a atuar na área precisa ter uma postura flexível e buscar se adequar às necessidades dos clientes.
Atualmente, muito se fala na experiência do cliente. Então, essa flexibilidade ajuda a garantir que o cliente sinta-se relevante e reforça o papel consultivo desse profissional.
Persuasão
É claro que em alguns cenários os vendedores externos precisam de persistência para conquistar o cliente. Porém, ser persuasivo também é um verdadeiro diferencial para esses profissionais.
A persuasão, apesar de ser encarada como um “dom natural” de algumas pessoas, pode ser estudada e desenvolvida. O bom profissional de vendas sabe disso e busca entender essa técnica.
Trabalhar de forma colaborativa
O trabalho de vendas não é realizado sozinho. Diversos outros profissionais estão envolvidos no processo e uma equipe bem integrada e com bom relacionamento tende a lidar melhor com todas as informações disponíveis.
Isso é essencial para que toda a equipe esteja alinhada e, assim, seja possível rever estratégias quando necessário, solucionar problemas com mais agilidade, entre outros exemplos.
Conhecer as características dos clientes atuais e potenciais
Para fechar boas vendas é importante conhecer bem o cliente e, assim, oferecer produtos, serviços e soluções que possam sanar as dores dele.
Com alinhamento entre os vendedores, informações de fácil acesso e estudo detalhado das personas que são consideradas clientes ideais da empresa, torna- se muito mais fácil identificar as necessidades e dificuldades deles.
Utilizar a tecnologia a seu favor
Com o forte avanço da tecnologia nos últimos anos, ferramentas digitais têm se tornado mais atrativas para os consumidores.
Um exemplo disso é o estudo divulgado pela Ilumeo, consultoria de Data Science, que cerca de 80% das pessoas que fazem compras online pedem ajuda para uma inteligência artificial antes de tomar sua decisão de compra.
Por isso, empresas e seus vendedores externos devem ir em busca de formas de utilizar a tecnologia ao seu favor, buscando soluções que permitam a integração de informações de diferentes canais de venda e colaborem para vendas mais consultivas.
Ferramentas de gestão de vendas transformam negócios
Hoje, é possível encontrar ferramentas de fácil utilização, capazes de otimizar processos e tornar a comunicação entre vendedores muito mais fácil.
Algumas possibilitam até promoções segmentadas, controle de vendas e a integração entre diversos canais, com o objetivo de facilitar as vendas.
Ao ter uma plataforma omnichannel para gestão de vendas, você consegue oferecer as informações adequadas a cada vendedor externo em tempo real, acompanhar resultados e metas, ter e oferecer visibilidade sobre histórico de compras dos clientes, entre outras vantagens.
Mas não é qualquer tecnologia que oferece todos esses benefícios. Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo exclusivo com dicas para você implementar a tecnologia nas operações comerciais de sua distribuidora ou atacadista de forma adequada. Leia e saiba mais!