Responsáveis por empresas que estão em busca de melhorar os próprios resultados, com certeza, em suas pesquisas, já se depararam com o discurso de que investir em canais digitais é uma urgência para qualquer negócio. E isso é verdade!
A pandemia gerada pela Covid-19 deu o xeque-mate em quem duvidava disso. Pessoas se viram obrigadas a se manterem em isolamento social e até os consumidores que ainda tinham um pé atrás com compras digitais decidiram experimentar.
Essa não é uma tendência apenas B2C. Mesmo em vendas entre empresas, é preciso lembrar-se que há pessoas responsáveis por isso e elas estão cada vez mais em busca de facilidades nesse processo. Como está sua distribuidora ou atacadista nesse cenário?
Dados demonstram tendências dos canais digitais
Se a recomendação é que as pessoas evitem lugares movimentados, as lojas então tornaram-se pontos que muitas preferem não frequentar. Nessa hora, os canais digitais para atendimento e compra se tornaram mais essenciais do que nunca. Algumas pesquisas têm deixado isso claro.
O crescimento dos e-commerces
De acordo com estudo divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o comércio online passou a ser mais utilizado por 46% dos consumidores brasileiros.
Muitas empresas souberam aproveitar essa onda. De acordo com a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro 2020 feita pela PayPal, em 2020, o setor de e-commerces bateu o recorde de 1,3 milhão de lojas online.
Outro dado interessante apontado pela pesquisa é que os e-commerces representam 8,48% do total de sites na internet brasileira, número que há cinco anos era de 2,65%.
O aumento do uso de chatbots
Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se reinventar. Ao mesmo tempo que elas precisaram fechar as portas de seus estabelecimentos físicos, viram a demanda online crescer e junto com ela a necessidade — e obrigação — de garantir o bom atendimento neste ambiente.
Uma alternativa para muitas empresas foi o uso dos chatbots, que utilizam inteligência artificial ou um conjunto de diretrizes para responder clientes. Portais reconhecidos apontam possível crescimento global de 100% no uso desse tipo de solução.
Também surgiram empresas que implementam esse tipo de ferramenta e apontaram crescimento de 300% em alguns setores. Isso demonstra que diversas companhias realmente foram em busca dessa inovação.
É claro que existem algumas questões que apenas um ser humano pode responder com qualidade, mas os chatbots já contribuem para que seja realizado um pré-atendimento ou até sejam esclarecidas dúvidas mais comuns.
Além disso, eles oferecem benefícios tanto para as empresas, como otimização de alguns processos, escalabilidade de atendimento e redução de custos, como para os clientes, diminuindo o tempo de espera de atendimento e suporte, por exemplo. Por isso, estão ganhando cada vez mais espaço.
O mercado B2B e B2B2C
Empresas B2B e B2B2C, por lidarem com processos de vendas mais complexos, podem ter demorado um pouco mais para olharem para esse tipo de solução. Não dá mais para esperar.
Essas tendências devem seguir presentes nos próximos anos e quem quer se manter relevante precisa entender as melhores formas de implementá-las.
E, para que isso funcione de fato, e-commerces, chatbots ou qualquer outra solução que traga inovação precisam estar integradas aos processos comerciais da empresa, de forma geral.
Essa integração se faz essencial para que os responsáveis pela gestão tenham uma visibilidade completa e assertiva sobre os números e até definam com mais agilidade possíveis mudanças necessárias, com foco na otimização dos resultados. Nós, da Gera, podemos contribuir para isso.
Conheça a Gera let e integre canais digitais
A Gera desenvolveu a let, uma solução única para criar e gerir com autonomia estratégias de vendas sofisticadas. Nosso principal objetivo é descomplicar a gestão de vendas de empresas B2B e B2B2C.
Na hora de criarmos a estratégia, hoje já utilizada por reconhecidas empresas, não poderíamos deixar de lado os canais digitais. Por isso, além da visibilidade completa e em tempo real sobre sua força de vendas e a possibilidade de promocionar com base no histórico de compras, a let tem soluções adicionais como e-commerce B2B e chatbot.
A solução integra todos os seus canais, tornando sua operação omnichannel, o que facilita o gerenciamento das vendas, melhora a experiência dos clientes e, consequentemente, traz resultados expressivos.
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