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GERA BLOG

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Excesso de ferramentas de vendas: quando a tecnologia vira inimiga de atacadistas e distribuidoras

+G
  • 16/11/2020

A transformação digital já alcançou boa parte dos segmentos do mercado e, para atacadistas e distribuidores, isso não é diferente. A cada dia surgem novas ferramentas de vendas e de gestão de vendas, que prometem soluções práticas para escalar resultados.

Embora a tecnologia e ferramentas como CRM, ERP, app de força de vendas e softwares para a gestão comercial sejam importantes, é preciso ter em mente que se elas não estão integradas com as estratégias de negócio, são pouco funcionais. Além disso, as customizações feitas em algumas dessas plataformas podem prejudicar a integração entre os sistemas. 

Como a falta de integração entre ferramentas de vendas pode atrapalhar a gestão do seu negócio?

Quando uma empresa trabalha com várias ferramentas de vendas ou de gestão comercial, alguns processos podem ser prejudicados. Ou pior: pode impedir que análises importantes aconteçam. 

Você pode achar que uma ferramenta para televendas, um e-commerce e um ERP são suficientes e que o desenvolvimento de sua distribuidora ou atacadista está seguindo a necessidade do mercado. Mas não é bem assim. 

Ao optar por ferramentas que não estão integradas entre si e com sua estratégia, você vai investir mais em soluções que não serão práticas e úteis para a sua gestão. Isso prejudica a eficiência comercial do negócio e acaba gerando mais etapas e burocracias desnecessárias, que travam o andamento e os resultados da empresa como um todo. 

Além disso, gerenciar diversas ferramentas de venda ou de gestão de venda sem integração não é fácil, principalmente quando falamos de negócios complexos e robustos, como são os do mercado atacadista e distribuidor. O grande volume de informações dispersas pode tornar a empresa confusa tanto para os funcionários, quanto para os clientes. 

Essa confusão com certeza irá atrapalhar os negócios, já que prejudica a comunicação com o cliente e tira o empoderamento do vendedor, que não terá como analisar seus próprios resultados e ganhar visibilidade e mais poder de negociação.  

E é nesse ponto que a falta de alguns processos e análises aparecem. 

A importância da integração e da análise de dados

Dados são essenciais para o crescimento de qualquer negócio. 

Ao analisá-los corretamente, você pode saber o volume de vendas da empresa e decidir o melhor caminho para o futuro. É nesse momento que promoções podem ser decididas, assim como os canais que devem ser mais trabalhados. 

Para ter análises precisas, a integração de plataformas é fundamental. Ao ter todos os serviços em uma única ferramenta de gestão de venda, é possível realizar um gerenciamento único de dados em tempo real, diferente do que é feito quando há diversas ferramentas de vendas. 

A plataforma let, da Gera, integra e-commerce, chatbot, escritório virtual, PDV, televendas, app de vendas e business intelligence em apenas uma solução.

Dessa forma, é mais eficiente ter um controle digital das operações da distribuidora ou atacadista. Com o business intelligence atrelado à ferramenta, você tem mais inteligência comercial para analisar a evolução de pedidos, vendas por região e portfólio de produtos. 

A praticidade está entre as principais vantagens. Com todas as funções em apenas uma plataforma, você simplifica os processos internos e ainda potencializa resultados ao usar os dados ao favor de seus vendedores. 

Destaques

Indicadores de desempeño de la fuerza de ventas que debe monitorear
Principais mudanças no comportamento do consumidor
Segmentação: como planejar e executar ofertas e promoções
Estratégia omnichannel: por onde começar?
Como a Gera permite o controle ativo da rentabilidade de sua distribuidora ou atacadista
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