Em um mundo cada vez mais conectado, tecnológico e guiado por dados, abrir mão de achismos para ter uma visão mais analítica e precisa do trabalho se tornou essencial. Acompanhar indicadores de performance e ter uma visão clara do que está ou não funcionando é capaz de influenciar diretamente no sucesso de um negócio.
Em vendas, inclusive B2B e B2B2C, isso não é diferente. Essa cultura baseada em dados precisa ser trabalhada em todos os setores e cargos de uma empresa, mas o líder da equipe de vendas têm um papel fundamental nessa questão.
Faz parte da natureza desse cargo desenvolver uma visão ampla de todo o trabalho, conseguir medir quantitativa e qualitativamente os resultados do time e incentivar que todos os colaboradores tenham uma visão mais analítica sobre o que fazem.
Só assim é possível corrigir rotas, validar estratégias e abordagens, e tomar decisões mais assertivas no futuro. Sem dados e formas precisas de acompanhar os números e a evolução do trabalho, o gestor e todo o time de vendas estariam trabalhando no escuro.
E é nesse cenário que entram os indicadores de performance, popularmente conhecidos no mundo dos negócios como KPI (Key Performance Indicator). Como o próprio nome já diz, eles representam métricas e ajudam os gestores a quantificar os resultados de acordo com objetivos pré-definidos.
Indicadores de performance B2B e B2B2C
Existem vários KPI’s voltados para a área de vendas, permitindo um acompanhamento completo dos resultados do time. Mas, como acabamos de falar, a escolha de quais indicadores monitorar depende de fatores como as principais necessidades e dificuldades atuais do negócio, objetivos e especificidades de cada mercado.
Dito isso, a seguir listamos alguns exemplos de indicadores de performance que podem ajudar a acompanhar e impulsionar os resultados da sua equipe de vendas:
- Número de leads: apesar de simples, esse é um dado muito poderoso para metrificar suas ações e pode ser dividido em dois indicadores de performance: leads gerados e leads qualificados. Assim, é possível identificar se a abordagem comercial está funcionando, quantas novas oportunidades são geradas e engajadas, e a evolução ao longo dos meses. Podendo, também, ser um alerta caso o número estagne ou caia abruptamente.
- NPS: o Net Promoter Score é um dos indicadores de performance mais conhecidos, e não é por acaso. Com uma simples pesquisa é possível mensurar a fidelidade dos clientes e saber quais são promotores, indiferentes e detratores.
- Ciclo de venda: essa métrica tem como objetivo determinar qual é o tempo necessário para um cliente fechar a compra, considerando o primeiro contato. É uma forma de identificar possíveis gargalos no fluxo de vendas e quais ações fazer para lucrar mais.
- CAC: o custo de aquisição de clientes é mais um dos principais indicadores de performance de vendas B2B e B2B2C. Com ele, os gestores podem acompanhar quanto é gasto para conquistar um novo cliente e como se manter financeiramente saudável, levando em consideração o investimento em ações e seu retorno.
Com KPI’s bem definidos, uma visão bastante analítica do negócio e acompanhamento diário dos dados, é possível tomar decisões corretas e conquistar resultados cada vez melhores com seu time.
Utilizar tecnologia de qualidade nos processos de vendas colabora na visibilidade sobre dados e, consequentemente, no acompanhamento dos indicadores de performance.
Caso queira saber mais sobre a importância da tecnologia para a área de vendas e, principalmente, distribuidoras ou atacadistas, baixe agora o infográfico gratuito que preparamos: