A gestão das operações comerciais de distribuidoras e atacadistas precisa ser mais eficiente. Isso fica ainda mais claro em um cenário onde as margens de lucro estão cada vez mais apertadas. É por essa razão que precisamos falar sobre inteligência de dados.
Se você nunca ouviu falar nesse tema ou ainda não está planejando implementar o acompanhamento dos dados na sua empresa, fique atento: você pode estar impedindo o crescimento do seu negócio.
A era da inteligência de dados
Você saberia dizer, com facilidade, quantas informações absorve por dia? Hoje, somos bombardeados o tempo todo com novidades e dados, principalmente em operações comerciais complexas e volumosas.
É preciso se preocupar com pontos como inovação, atendimento, marketing e, claro, vendas. Ao mesmo tempo em que você precisa olhar para os números internos, precisa entender também os números relacionados aos clientes.
Ao reconhecer a importância de olhar para tudo isso, distribuidoras e atacadistas já apostam na transformação digital dos processos comerciais — o que não significa simplesmente inserir tecnologia nos processos.
O que é inteligência de dados
Ter inteligência de dados significa organizar informações, entender quais são prioridades para seu negócio e contar com sistemas realmente eficientes, que contribuam para sua análise.
Aí você já consegue perceber um ponto importante: não é sobre contar com qualquer sistema que envolva dados. É preciso encontrar soluções que verdadeiramente sejam úteis e aproveitar o potencial desse tipo de recurso para criar um diretório de dados que podem ser usados a favor do seu negócio.
Por que isso é uma urgência?
Com inteligência de dados será possível, por exemplo, organizar, cruzar e analisar as informações. Assim, você também cria inteligência de negócios (business intelligence). Entre as diversas vantagens, trouxemos três para você.
Métricas e metas
Com a inteligência de dados, será possível determinar quais as métricas que são realmente importantes para seu negócio. Evolução dos pedidos, vendas por região, desempenho do portfólio de produtos e até resultados da equipe comercial durante períodos de campanhas são alguns exemplos de métricas.
Com base nelas, também é possível traçar metas a curto, médio e longo prazo para sua força de vendas. Isso direciona o trabalho da equipe, que passa a trabalhar pelos mesmos objetivos.
Otimização de estratégias
Atuar de forma estratégica é essencial para alcançar melhores resultados, mas como saber se a maneira escolhida está sendo efetiva? Dados são a resposta mais uma vez.
Ao fazer o acompanhamento dos números realmente relevantes, será possível definir o melhor caminho a seguir em diferentes situações. Você poderá até mesmo fazer mudanças no meio da jornada, caso esteja longe de uma meta, por exemplo.
Decisões mais assertivas
Não dá mais para tomar decisões com base em achismos. A inteligência de dados vai levar para sua distribuidora ou atacadista a possibilidade de tomar decisões com base em fatos. Com isso, a tendência é que os resultados superem os esperados.
Como começar a usar inteligência de dados na sua distribuidora ou atacadista
Para alcançar a inteligência de dados, sua empresa precisa ir em busca também da cultura analítica. Os colaboradores da sua distribuidora ou atacadista devem entender a importância dos dados não só para os resultados da empresa, mas também para a otimização do próprio trabalho.
Contar com cargos especialistas nessa análise de informações, que possam trazer uma visão estratégica e repassar dados importantes — tanto para colaboradores em geral, quanto para a gestão — também vai fazer toda diferença.
A soma do uso de tecnologia com alguns cuidados adicionais, como o incentivo ao desenvolvimento das habilidades da cultura analítica no dia a dia dos colaboradores, vai levar resultados surpreendentes para sua distribuidora ou atacadista.
Sua empresa está no caminho certo? No infográfico a seguir, você confere sinais de que você deve melhorar o uso dela em sua distribuidora atacadista: