Em qualquer segmento de atuação, é importante que empresas mantenham um bom relacionamento com o cliente, a fim de auxiliar no desenvolvimento das atividades e simplificar inúmeros tipos de processos.
Esse pode, inclusive, ser um fator decisivo para alavancar os negócios. Afinal, é preferível comprar de quem oferece atendimento eficiente e qualificado.
Com base nisso, a fidelização do cliente, por exemplo, é um objetivo comum das empresas. De acordo com uma pesquisa realizada por Stela Torres, Gerente de Parcerias e Marketing da Melhor Envio, em 2021, consumidores que passam por boas experiências de compra são 75% mais propensos a se fidelizar com a empresa.
Em contrapartida, quando a experiência de compra é negativa, cerca de 89% dos clientes fazem a próxima compra em um concorrente. É importante compreender que esses números afetam diretamente o processo de venda das empresas.
Assim, é fundamental que haja uma melhor comunicação entre cliente e empresa com o objetivo de propor soluções rápidas e inovadoras.
Relacionamento com o cliente no cenário B2B
É muito comum ler ou ouvirmos sobre a importância do relacionamento que deve acontecer entre empresas e clientes que sejam pessoas físicas, porém, a boa comunicação entre empresas também é essencial — principalmente quando falamos em uma companhia B2B.
Entretanto, vale lembrar que as práticas para um bom relacionamento com o cliente dependem do setor no qual ele está inserido. De uma forma mais clara, a mesma estratégia de comunicação utilizada com clientes B2B não será utilizada para clientes B2C.
Assim, é essencial o desenvolvimento de estratégias de relacionamento que sejam compatíveis com a dinâmica das empresas envolvidas no processo de negociação, o que também será fundamental para conquistar mais vendas.
Fatores que devem ser levados em consideração para a construção de um bom relacionamento entre empresas
A boa comunicação deve ser sempre prioridade. Afinal, por meio dela será possível entender os processos de negociação e propiciar uma melhor troca de informações.
A credibilidade é outro fator de destaque, já que entre duas empresas (B2B), a relação comercial envolve valores altos. Portanto, a confiança é um grande diferencial quando se trata do produto/serviço que está sendo oferecido.
O processo de construção da credibilidade se baseia na transparência de ambas as partes. Assim, o ideal é sempre ser honesto sobre o que será feito, os prazos estipulados e possíveis obstáculos que possam surgir. É importante deixar claro o que está sendo ofertado, garantindo, assim, a efetividade dos negócios estabelecidos.
Conhecer os clientes também é fundamental para qualquer empresa, independente do segmento. Entretanto, conhecer não significa apenas ter um cadastro. É indispensável compreender o potencial de compra de cada cliente, assim como a rentabilidade que ele propicia para a empresa.
Com essas informações é possível fazer uma categorização dos clientes e, assim, entender e definir qual a melhor estratégia de relacionamento.
Relação da experiência de compra e relacionamento com o cliente
A experiência de compra é outro ponto fundamental para garantir um bom relacionamento com o cliente. Felizmente, existem ferramentas que podem auxiliar ainda mais na troca de informações.
Ao optar por plataformas de gerenciamento, por exemplo, é importante que elas possibilitem a criação e execução das estratégias de vendas de forma eficiente.
De forma resumida, é importante que a experiência de compra e as estratégias focadas na melhoria do relacionamento entre empresa e consumidor caminhem juntas.
O histórico de vendas também é um fator que deve ser levado em consideração, já que por meio dele é possível destacar as preferências e principais necessidades dos clientes, e, assim, traçar estratégias que façam diferença.
Vale destacar que a utilização de ferramentas de gestão comercial são fundamentais para uma melhor organização e otimização dos processos de compra e venda, principalmente para distribuidoras e atacadistas.
O pós venda também é um fator determinante para um bom relacionamento com o cliente, pois a partir dele será possível realizar a fidelização do consumidor e gerar novas oportunidades de negócios.
Lembre-se, vale muito mais a pena fidelizar um cliente do que adquirir um novo. Conquistar novos clientes é de 5 a 7 vezes mais caro que manter clientes que já compraram de você, de acordo com Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em marketing digital do mundo.
Assim como o promocionamento com segmentação avançada, que se caracteriza como uma excelente ferramenta para atrair e converter clientes. A partir de ofertas mais assertivas, é possível até mesmo aumentar sua margem de lucro.
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