O segredo de um bom promocionamento é conseguir oferecer, na hora certa e ao cliente certo, o produto correto. Embora fazer uma promoção envolva custos e muito planejamento, softwares de gestão comercial são grandes aliados para que haja melhor acerto no público que sua distribuidora ou atacadista deseja atingir.
Hoje, vamos falar sobre a solução da Gera, a let, que consegue segmentar em até dez dimensões diferentes e garantir ofertas e vendas mais assertivas.
Como a let vai potencializar a segmentação de ofertas em sua distribuidora ou atacadista
A let é uma plataforma de gestão comercial integrada, que possui várias funcionalidades interligadas entre si. Uma delas é o alto poder de segmentação de ofertas.
Cada promoção é criada a partir da junção da definição do público, que abrange até dez dimensões sobre o grupo escolhido, e da mecânica da promoção, que considera a meta a ser atingida e os benefícios que serão oferecidos para os clientes, com inúmeras possibilidades de combinações.
Você pode oferecer descontos, brindes, pontos, entre outras opções, de acordo com o que cada cliente comprar, como quantidade e tipos de produtos escolhidos, ou característica que ele tiver, como não ter realizado uma compra nos últimos meses ou ser de determinada região.
Com tecnologia avançada, hoje, você pode realizar promocionamentos em três níveis: generalistas, segmentadas e por histórico de compra. No primeiro nível são realizadas promoções mais generalistas, que não envolvem segmentações, pois engloba todos os clientes. No segundo nível, as promoções podem ter segmentações simples levando em conta características como perfil de cliente, localização, entre outros. Por exemplo, você pode delimitar as regiões onde seus consumidores estão, definindo quais locais são mais interessantes para cada oferta.
Com a let, sua distribuidora ou atacadista terá todos os níveis de promocionamento, sendo o terceiro nível, a exclusividade da plataforma. Com o histórico de compra, o seu vendedor pode, por exemplo, ir a um determinado cliente e, com base no que ele costuma comprar, oferecer promoções exclusivas.
Dentro desses níveis, estão inseridas diferentes dimensões para a definição de um público levando detalhes em consideração. Com a let, você pode trabalhar com até dez dessas combinações:
- Estrutura comercial: é o organograma da força de vendas. É possível criar promoções específicas para cada tipo de estrutura comercial e de acordo com a sua estratégia de negócio.
- Região: uma promoção pode ser feita para uma região específica, de acordo com a segmentação que a empresa define.
- Ciclo: é possível determinar ofertas por períodos de campanhas e renová-las quando um novo ciclo começa.
- Data: promoção com prazo para acontecer.
- Modelo comercial: quando uma empresa tem mais de um portfólio de produtos, agrupam-se parametrizações e regras para criar pedidos. É possível criar promoções que levam em conta os tipos de pedidos.
- Função: todas as pessoas cadastradas na let possuem uma função. Essa dimensão se baseia na função da pessoa em cada empresa.
- Nível: leva em conta tipos diferentes de uma função. Um vendedor ou cliente, por exemplo, pode ter diferentes classificações, como bronze, prata, ouro e diamante.
- Perfil/segmento: essa é uma segmentação não estruturada, com a qual é possível definir diversos perfis com base no histórico do cliente, com informações que vão desde compras até participação em eventos.
- Pessoa: pode ser por CPF ou CNPJ.
- Geografia: por determinada área geográfica.
Além disso, a let também faz com que uma ação promocional seja focada apenas no e-commerce, no televendas ou, ainda, apenas presencialmente, por meio da força de vendas. Mas, se você preferir, essa mesma promoção pode valer para todos os canais de venda, promovendo uma experiência promocional omnichannel.
Entenda a segmentação da let na prática
Mesmo com a nossa explicação acima, pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre a segmentação de ofertas da let aliada a estratégias comerciais.
Vamos supor que você escolha duas dimensões para a sua oferta: região e histórico de compra. Para os clientes de uma determinada região, que não compraram uma marca específica nos últimos três meses, você irá fazer a seguinte promoção: a partir de cinco unidades da linha de produto todos os itens saem com 30% de desconto. Para pagamento à vista, mais um benefício, como frete grátis.
Após estabelecer sua mecânica de promoção, é hora de incentivar a sua força de vendas para alcançar os objetivos desejados e tornar sua campanha mais eficiente.
Nesse caso, a força de vendas terá uma meta de 500 vendas a serem pagas à vista. É possível atrelar os incentivos da sua equipe comercial à efetividade de cada campanha.
Ainda na estruturação da promoção, você decide, por exemplo, que essa oferta só vai valer para o e-commerce. E, depois, vai para as negociações.
Em outro post aqui do nosso blog, falamos sobre planejar e executar segmentação de ofertas.
A let permite ainda a automação dos critérios de negociação da força de vendas, em que o vendedor pode trabalhar diferentes verbas, ganhando assim mais flexibilidade para fechar um pedido.
A empresa distribuidora ou atacadista também ganha maior controle sobre essas verbas. Hoje, ela fica na mão apenas do vendedor decidir utilizá-la. Com a let, será possível acompanhar qual a verba estabelecida e pra quem ele destinou.
Assim, toda a segmentação de ofertas feita por meio da let já pode entrar em funcionamento. Seguindo esse caminho, podemos observar várias vantagens para a sua distribuidora ou atacadista:
- Maior customização das ofertas e, consequentemente, mais assertividade
- Maior efetividade das ações promocionais
- Maior retenção de clientes
- Maior ativação, reativação e fidelização de clientes
- Maior sofisticação do nível de serviço do vendedor
- Maior e melhores vendas
Sua empresa está preparada para promocionar melhor e vender mais? Conheça mais vantagens da Gera let.