Sua empresa está alinhada às novas possibilidades proporcionadas pela tecnologia para atacadistas e distribuidoras? Não existe mais nenhuma alternativa que permita que você fuja dessa nova realidade.
E nem tem porque fugir. Investir em tendências tecnológicas de qualidade significa levar facilidade a diferentes processos da sua empresa e, assim, melhorar resultados de maneira expressiva.
Tecnologia para atacadistas e distribuidoras
Ao ficar antenado sobre as novidades você pode, também, ir em busca de acesso a essas tecnologias antes da concorrência e manter-se em vantagem. É claro que ainda existem algumas opções de difícil acesso, mas muitas outras já fazem parte da realidade de empresas de atacado e distribuição.
Robôs no comando
O estoque de empresas de atacado e distribuição precisa estar sempre sob controle da gestão responsável. Porém, pela grande quantidade de mercadorias envolvidas e a necessidade de rapidez para atender diferentes canais de vendas, isso se tornou mais complicado. A tecnologia vem como facilitadora.
A Amazon foi um dos primeiros grandes nomes que passou a utilizar robôs para controle de estoque, mas essa tendência já tem se espalhado. No início do ano passado, a revista Forbes chamou atenção para como os varejistas têm investido nesse tipo de inovação.
Em um cenário um pouco mais distante, mas que pode estar mais perto do que imaginamos, os robôs também poderão realizar entregas de curta e longa distância. Ao contribuir para uma logística mais ágil, os robôs devem abrir espaço para que humanos fiquem em funções mais estratégicas.
Sistemas de automação
A automação pode alcançar os mais variados setores de qualquer empresa. Da gestão de pessoas ao registro de dados sobre produtos, contar com boas ferramentas leva segurança, flexibilidade e agilidade aos processos.
A tecnologia para atacadistas e distribuidoras envolve sistemas de automação que têm como principal objetivo descomplicar os processos deste setor, entre suas características destacam-se a complexidade e a alta concorrência.
Quando falamos em vendas, por exemplo, é essencial contar com soluções que permitam que a gestão tenha uma visão ampla sobre todo o processo, desde saber quais os produtos disponíveis até como está o trabalho da força de vendas.
Para que isso funcione de verdade, esses sistemas precisam ser bastante completos, levando em conta as mais diferentes necessidades do setor e garantindo integração com outras ferramentas que fazem parte do dia a dia das empresas.
Empresas mais conservadoras podem sentir insegurança ao irem em busca de automatização, mas assim, tendem a ficar em desvantagem. Existem diversas empresas de tecnologia, até mesmo com foco em distribuição e atacado, que buscam desenvolver soluções de qualidade, que realmente colaboram para a transformação digital.
Tecnologia e dados
Os sistemas de automação completos vão, diariamente, armazenando uma série de informações sobre o que está acontecendo. Alguns dados podem passar despercebidos pelas pessoas, mas ficam registrados com a ajuda da computação.
Assim, a tecnologia para atacadistas e distribuidores também é desenvolvida de forma que tudo o que é importante, no meio de tantos produtos e profissionais envolvidos, fique centralizado em sistemas de automação.
Boas ferramentas e plataformas conseguem gerar gráficos e relatórios que podem contribuir, entre muitas outras coisas, a encontrar gargalos, entender por que uma venda não deu certo, ou reconhecer uma estratégia que está gerando resultados positivos.
Em um mercado cada vez mais acelerado, também passou a fazer parte do dia a dia de empresas ligadas às tendências o que é chamado de análise preditiva: um estudo dos padrões atuais que ajuda a fazer previsões sobre resultados futuros.
Com integração de canais e sistemas, os dados serão assertivos. E, com informações de qualidade cruzadas com ajuda de ferramentas, é possível tomar decisões com rapidez e eficiência.
Segmentações avançadas
A tecnologia também pode contribuir para que sua empresa faça segmentações que levam em consideração características bastante específicas de cada cliente.
Com informações armazenadas em nuvem e em tempo real, é possível utilizar até mesmo do histórico de compra de cada cliente para ter mais assertividade na hora de oferecer um mix de produtos.
Essa é outra tendência ligada à tecnologia para atacadistas e distribuidoras, mas muitas empresas seguem realizando segmentações básicas e pouco eficientes, que têm baixo impacto nos resultados.
Para quem tem interesse em sair na frente e entender por que é tão importante estabelecer segmentações avançadas, preparamos um conteúdo especial e gratuito sobre o assunto. Acesse: