É praticamente impossível falar de alinhamento das empresas às necessidades do mercado atual sem levar em conta a transformação digital. E distribuidoras e atacadistas não podem mais fugir dessa realidade.
Há quase 10 anos, já falavam da importância da automação para o setor. Em 2019, a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados) chamou atenção para a transformação digital do setor em um painel de sua convenção.
No ano seguinte, o mundo se deparou com uma pandemia global. O isolamento social gerado pela Covid-19 fez com que diversos segmentos tivessem que acelerar sua busca pela inserção no digital.
Então, tornou-se mais comum ver reportagens como esta divulgada pelo Estadão, que fala sobre atacadistas cada vez mais digitalizadas. Isso deve ser incentivado se levarmos em conta o dado a seguir:
Ainda tem dúvidas sobre o que realmente é a transformação digital ou como iniciá-la em sua empresa? O assunto é urgente, mas muitas pessoas ainda não entendem tudo o que esse processo envolve. Neste texto, você vai encontrar reflexões importantes.
A verdadeira transformação digital
Quando surge o termo transformação digital é comum o relacionarmos à tecnologia. De fato, usar tecnologias digitais é o que possibilita que essa transformação ocorra de forma completa. Porém, só tecnologia não basta.
De acordo com estudo do Boston Consulting Group, apenas 30% das empresas passam pela transformação digital com sucesso. Porém, a pesquisa também destaca que companhias podem aumentar as chances de sucesso para 80% seguindo os seguintes pontos:
- Estratégia integrada a objetivos claros de transformação
- Compromisso das lideranças
- Buscar talentos de “alto calibre”
- Mentalidade de governança ágil
- Monitoramento eficaz do progresso em direção aos resultados definidos
- Contar com tecnologia conduzida por negócios e plataforma de dados
Com essas informações, fica claro que a verdadeira transformação digital ocorre quando toda a empresa se adapta à nova realidade: um mundo mais dinâmico, ágil, com evoluções constantes, clientes mais exigentes, necessidade de postura analítica e colaboradores guiados por propósitos claros.
Para isso, o primeiro grande passo para a transformação digital é entendê-la de forma profunda, além da estruturação de um planejamento que guie toda essa mudança e faça com que ela esteja de acordo com os objetivos gerais da empresa.
Entre os processos que farão com que sua empresa ganhe maturidade digital está uma mudança cultural.
Cultura organizacional e transformação digital
Os mercados atacadista e distribuidor costumam contar com empresas bastante tradicionais. Porém, não há espaço para conservadorismo em relação aos avanços tecnológicos.
É preciso que os líderes dessas empresas entendam a importância de passar pela transformação digital, como defende o Boston Consulting Group.
O caminho contrário também é verdadeiro. Os colaboradores que irão “colocar a mão na massa” precisam ter clareza sobre os benefícios desse processo para o próprio trabalho e os objetivos centrais dele.
Inteligência artificial não vai acabar com trabalho humano
O medo de perder o emprego para as máquinas pode ser uma grande preocupação dos colaboradores. Portanto, ao trazer novas tecnologias para a empresa, é importante mostrar como será uma facilitadora de processos — e não inimiga.
Pessoas de algumas funções podem ter, sim, que se reinventar, mas haverá espaço em atividades que realmente precisam de inteligência humana. Os funcionários não precisarão mais se preocupar com atividades repetitivas e maçantes. A produtividade passa a ter foco no que vale a pena.
Análise de dados faz parte desse processo
Outro processo trazido pela transformação digital é a análise de dados. É muito comum ouvirmos falar de termos como Data Driven — ou guiado por dados —, Big Data e transformação analítica.
De acordo com pesquisa feita pela consultoria IDC, empresas brasileiras que investiram em Data Analytics para aprimorar a tomada de decisões tiveram aumento de 21% em suas receitas.
Portanto, a cultura organizacional também precisa evidenciar a relevância do assunto. Já falamos mais detalhes sobre a importância dos dados para atacadistas e distribuidoras em nosso blog. Caso queira conferir, clique aqui.
Experiência do consumidor virou foco
A transformação digital trouxe vantagens não apenas para as empresas, mas também para os consumidores.
Poder acessar sites de lojas dos mais diferentes lugares, comprar coisas do exterior com apenas alguns cliques, e até fazer críticas nas redes sociais são coisas que tornaram os clientes muito mais exigentes.
Assim, é essencial que as diferentes equipes da sua empresa, principalmente a força de vendas, também acreditem na importância de colocar o cliente em primeiro lugar.
Como já mostramos no texto que você pode ler ao clicar aqui, clientes que passam por boas experiências de compra são 75% mais propensos a se fidelizar a uma empresa.
Encontre as tecnologias adequadas
Felizmente, ao mesmo tempo em que a transformação digital avança e pede por atualizações constantes, diversas empresas com foco em tecnologia têm desenvolvido soluções específicas para cada mercado.
No caso de distribuidoras e atacadistas, já é possível enxergar diversas vantagens. Processos manuais repetitivos podem ser substituídos por automação, é possível fazer uma gestão de estoque mais inteligente, a análise de vendas se tornou mais assertiva, os relatórios estão cada vez mais completos, entre outros benefícios.
Para isso, é fundamental olhar para as reais necessidades da sua empresa no momento e buscar soluções completas, que possam solucionar diversos problemas de uma vez só.
A tecnologia, sozinha, não gera resultados. Em distribuidoras e atacadistas existem sinais bastante comuns que mostram a necessidade de mudanças para implementar tecnologia nas operações de forma correta.
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