Em tempos de transformação digital e inovações contínuas, reconhecer as vantagens do omnichannel é essencial para empresas de distribuição e atacado que querem transformar a forma como vendem e alcançar resultados mais expressivos.
A pandemia gerada pela Covid-19 acelerou mudanças necessárias no mercado B2B. A pesquisa “How COVID-19 has accelerated changes in the B2B sales landscape in Brazil”, divulgada pela McKinsey, mostra dados sobre a preferência dos tomadores de decisões pela interação remota, o aumento da presença digital de empresas desse mercado, entre outras novidades.
Pensando nessas mudanças, é essencial falarmos sobre a importância da omnicanalidade e os diferenciais notados pelas empresas que já adotaram esse tipo de estratégia. É isso que faremos neste texto.
O que realmente é ser omnichannel
Investir em diversos canais de venda tornou-se uma necessidade. Afinal, além do crescimento das compras digitais no Brasil, o isolamento social fez com que diversas empresas corressem atrás do posicionamento online.
Além disso, como contamos no texto que você pode conferir aqui, 77% dos consumidores desejam que transações de compra “desconectadas” evoluam para uma experiência unificada.
Isso tem tudo a ver com ser omnichannel. Não basta ter diversos canais, é preciso que eles sejam integrados e, assim, tornem possível fazer uma gestão de vendas muito mais completa e também oferecer uma experiência de compra muito mais agradável aos consumidores.
4 maiores vantagens do omnichannel
Para que sua empresa realmente aproveite as vantagens do omnichannel, é preciso contar com investimento em tecnologias que colaborem para isso. Muitas empresas acabam deixando isso para depois ao pensarem nos custos que isso pode gerar.
Não dá mais para esperar! Clientes estão dispostos a pagar mais por experiência e esse é apenas um dos motivos para correr atrás dessa estratégia, que pode até melhorar a lucratividade de diferentes negócios. Vamos conferir outros benefícios a seguir.
Gestão mais eficiente
A otimização da gestão de todo o processo comercial é um dos primeiros pontos notados por empresas que se alinham às estratégias de integração de canais. Como o omnichannel depende de tecnologia de qualidade, isso muda a forma como os gestores se relacionam com as equipes e com as vendas em si.
Maior controle sobre o estoque
Saber se um produto está disponível no estoque de determinado ponto de venda se torna muito mais prático quando as equipes atualizam essas informações em uma plataforma que integra canais. Isso exige organização e preparo, mas facilita o trabalho de todos.
Vendedores mais ativos
Com canais integrados, é possível melhorar a autonomia dos vendedores. Isso porque você também pode disponibilizar informações em tempo real para equipe, que pode tomar decisões mais ágeis de forma inteligente.
Expansão do potencial de vendas
Entre as vantagens do omnichannel também é possível observar uma que sana dois dos principais problemas do atual mercado distribuidor e atacadista: alta competitividade e margens de lucro cada vez mais apertadas.
Tecnologia omnichannel
É sempre importante reforçar o papel da tecnologia em estratégias como o omnichannel. Sem uma boa solução, a integração de canais torna-se algo ineficiente.
Felizmente, o mercado hoje oferece ferramentas completas como a Gera Omni, uma plataforma pensada justamente para que seja possível administrar toda a operação comercial e oferecer simplicidade à experiência dos clientes em todos os canais.
Maior inteligência comercial, sofisticação do comissionamento dos vendedores e oportunidade de abertura de novos pontos de venda são outras das vantagens do omnichannel que podem ser aproveitadas com nossa solução.
Quer saber mais sobre como a Gera Omni pode mudar as vendas na sua empresa de distribuição ou atacado? Fique à vontade para entrar em contato. Juntos, vamos entender suas reais necessidades e integrar funcionalidades que serão benéficas para seus resultados.