O mercado B2B tem se modificado constantemente para atender às principais necessidades, como mudança de comportamento do consumidor e expansão do setor, que surgiram nos últimos anos.
Ao falar de transformação no cenário B2B é impossível não citar as mudanças vindas do avanço tecnológico. O modelo comercial há muito deixou de ser feito apenas de forma presencial e, atualmente, diversos tipos de ferramentas online visam facilitar o dia a dia da gestão de empresas B2B.
A pandemia da Covid-19 foi, também, outro importante impulsionador para a necessidade do avanço digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela Intelligenzia, 86% das organizações B2B tiveram que reestruturar de alguma forma suas ações de vendas.
De acordo com a McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana, “saltamos cinco anos em adoção digital em questão de oito semanas”.
E não é apenas a transformação digital que tem modificado o processo de compras e vendas do mercado B2B. A seguir falaremos mais sobre as mudanças no setor.
Tendências para empresas B2B
O mercado B2B vive uma série de mudanças drásticas. Uma prova disso é que, em média, compradores B2B fazem 12 pesquisas online antes de se envolver com um website ou marca específica.
Basicamente, isso significa que esse tipo de negócio precisa criar experiências que não só chamem a atenção dos clientes, mas também promovam a jornada de compra com o objetivo da venda.
A seguir, destacamos algumas dessas tendências:
Comunicação personalizada
Produzir uma comunicação personalizada conforme seu público pode ser uma peça-chave para a fidelização de novos clientes. Assim como é fundamental para a criação de laços com sua base de clientes.
Prova disso é o estudo realizado pela SalesForce, que evidenciou que 72% dos consumidores esperam que as empresas se comuniquem de maneira personalizada antes de tomar uma decisão de compra.
Uma personalização eficiente faz com que seu público consiga identificar sua empresa de maneira fácil, a destacando das demais concorrentes.
Mudanças no e-mail marketing
De acordo com estudo realizado pela State of Inbound do Hubspot, cerca de 83% dos profissionais de marketing afirmam que o e-mail marketing ainda é a opção preferida de comunicação com o segmento B2B.
Desse modo, investir nesse tipo de canal ainda é uma excelente opção. Mas é importante atentar-se para os formatos de e-mail. Segundo pesquisas da Epsilon, a taxa de abertura de e-mail em plataformas mobile, aumentou em 40%, enquanto no desktop caíram 18%. Por isso, é essencial prestar atenção ao design de e-mails para celulares.
SEO
Todo mundo que trabalha diretamente com ferramentas de SEO sabe como é difícil se manter atualizado com as constantes mudanças e surgimentos de novas regras promovidas pelo Google. Estima-se que, em média, o buscador promova de 500 a 600 mudanças em seu algoritmo por ano.
Porém, é sempre necessário que seu website esteja atualizado para, assim, promover uma visita confortável aos usuários. Entender o foco do seu cliente e conhecer a experiência de compra dele é fundamental.
Como alcançar mais clientes no mercado B2B
O mercado B2B apresenta determinadas peculiaridades, por isso é importante ter noção do desenvolvimento de estratégias para alavancar as vendas e oferecer uma boa experiência de compra aos clientes.
Confira a seguir algumas dicas determinantes para alcançar mais consumidores.
Pesquisa e planejamento
Antes de tomar qualquer decisão é imprescindível pesquisar sobre o mercado em que sua empresa atua. Determinar quem é seu público-alvo, quais as suas necessidades e objetivos, quais os principais concorrentes, entre outras coisas, é fundamental para traçar planos de ação mais assertivos.
Foque nos seus diferenciais
Muito além do melhor preço, clientes B2B buscam experiências de compra confortáveis e fáceis. Ou seja, é importante contar com informações claras, boa comunicação e custo-benefício.
Uma boa dica é aprimorar a experiência de compra dos clientes, mostrando as vantagens dos seus serviços ou produtos, e identificando como a sua empresa pode ajudar com as necessidades dele.
Elimine a burocracia desnecessária
Quando a jornada de compra é muito burocrática e pouco objetiva, os clientes tendem a desistir da compra ou a não recomendarem sua empresa para pessoas próximas.
Facilitar esse processo é fundamental. Uma boa opção é adotar sistemas integrados, o que minimiza as barreiras e impulsiona as vendas.
Invista no pós-venda
Muitas empresas focam na venda e esquecem como o pós-venda é tão importante quanto.
Lembre-se, construir uma relação duradoura com o cliente é preparar o caminho para novas negociações.
Mas, de que forma isso é possível? Entre em contato com o cliente, saiba se o produto atendeu as expectativas deles, solucione possíveis problemas e reclamações de forma ágil e esteja sempre à disposição, caso surjam dúvidas ou sugestões.
Atente-se às transformações do segmento B2B
Muito além de investir no digital é importante ter atenção às inúmeras mudanças desse crescente mercado. Por isso, fique sempre de olho nas melhores ferramentas de gestão ou melhores estratégias de vendas.
Trabalhar de olho nos dados apresentados por sua empresa também é fundamental. Por meio deles será possível identificar possíveis problemas e desenvolver os melhores projetos.
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