Os mercados atacadista e distribuidor lidam diariamente com a entrada e saída de diversos produtos, uma logística que exige cuidado, força de vendas com equipes robustas e diversas atividades complexas. Então, os processos manuais devem ser deixados de lado, certo?
Ainda existem empresas do setor que não entendem a importância do uso da tecnologia para resultados mais assertivos — seja no controle de estoque, na gestão da força de vendas ou até na divulgação de promoções.
Precisamos falar a verdade: existem diversas desvantagens em manter processos manuais. Neste conteúdo, além de entender esses problemas, vamos mostrar alternativas já existentes.
Desvantagens dos processos manuais
Se ainda não está claro para gestão ou funcionários da sua empresa que manter processos manuais não tem vantagens, vale pensar com cuidado nos pontos que vamos apresentar agora.
Lentidão nas tarefas
Ficar preenchendo planilhas ou formulários, organizar documentos, catalogar informações. Esses são exemplos de tarefas que algumas empresas distribuidoras ou atacadistas ainda fazem de forma manual.
Esses processos poderiam ser muito mais ágeis se contassem com tecnologias. Além disso, o tempo utilizado para isso acaba ocupando horas que poderiam ser usadas para ações que exigem pensamento analítico e que colaboram para tomar melhores decisões.
Desorganização ou perda de informações
Nos mais diferentes setores da empresa, não ter acesso às informações adequadas ou encontrar dificuldade para achá-las é um problema que não permite que as ações certas sejam tomadas.
Quer um exemplo? Relatórios que não estão reunidos em um mesmo sistema ou com dados preenchidos de forma errada por alguma pessoa — o que é comum em meio às diversas atividades que precisam ser feitas —, podem acabar levando equipes a estabelecerem estratégias inadequadas.
Perda de oportunidades
Com a lentidão e desorganização das informações, é muito provável que oportunidades de vendas, por exemplo, passem despercebidas pela equipe responsável.
Além disso, falta de agilidade para resolução de problemas e de uma visibilidade completa sobre o comportamento dos clientes pode deixá-los insatisfeitos.
Perda de lucratividade
Menos produtividade, falta de organização, maior possibilidade de cometer erros, perda de oportunidades, clientes infelizes. É só juntar tudo isso que fica fácil perceber que manter como manuais processos que poderiam ser automatizados gera perda de lucro.
É hora da automação de processos
Com o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas, todos os dias surgem novas soluções que buscam automatizar processos importantes para as empresas.
Hoje, existem sistemas de automação industrial, softwares para gestão empresarial, plataformas e aplicativos focados em áreas específicas, como marketing e vendas, entre diversos outros exemplos.
Para encontrar a solução certa para seu negócio, vale a pena realizar um mapeamento completo dos processos atuais, entender as soluções disponíveis no mercado, pensar em um cronograma de implementação, realizar treinamentos e manter todas as equipes alinhadas à novidade.
Pensando nisso, contar com uma empresa que, além de desenvolver a tecnologia, ajude sua companhia a entender de que forma o sistema se encaixa às necessidades atuais dela e dê suporte total na implementação é fundamental.
Solução para processos comerciais eficientes
Se sua distribuidora ou atacadista ainda tem processos manuais no setor comercial, quer dizer que está deixando em risco um dos setores que mais impactam nos resultados do negócio.
A Gera é uma empresa de tecnologia que busca simplificar estruturas comerciais B2B e B2B2C. A plataforma Gera Let é uma solução única e omnichannel na qual é possível criar e gerir com autonomia estratégias de vendas sofisticadas.
Além de uma visibilidade completa para gestão da força de vendas e dos diferentes canais, a tecnologia também contribui para que sejam criadas promoções altamente personalizadas, levando em conta até o histórico de compras dos clientes. Caso queira saber mais sobre a solução, clique aqui.
Nossa equipe é preparada para estudar o cenário de cada cliente e adequar a solução ao que realmente oferecerá bons resultados. A plataforma da Gera tem soluções adicionais diversas, como app de vendas e e-commerce B2B.
Caso ainda esteja querendo entender mais sobre como as tecnologias podem ajudar sua empresa, vale a pena conferir o e-book gratuito a seguir. Produzimos um material no qual vamos mostrar como segmentações, inteligência comercial e integração de dados podem reposicionar sua distribuidora ou atacadista.