Quem está na gestão de empresas B2B sabe que a busca por estratégias de inovação viraram prioridade em diversas empresas. E entre os assuntos em alta, surgiu a importância de entender a diferença entre multicanal, omnichannel e cross channel.
Esses termos alcançaram profissionais de empresas de diversos segmentos, principalmente nas áreas de marketing e vendas. Mas afinal, quais são as diferenças por trás dessas palavras tão parecidas? Vamos te mostrar a seguir.
É provável que sua empresa já seja multicanal
Hoje, raríssimas são as empresas que não adotam a estratégia multicanal. Como o próprio nome deixa claro, ter uma estratégia de vendas multicanal significa permitir que os clientes possam comprar produtos ou serviços da sua empresa por mais de um canal.
Isso significa que se sua empresa tem uma loja física e também vende pelas redes sociais, por exemplo, já pode ser considerada multicanal.
É claro que, cada vez mais, mesmo as empresas B2B têm percebido que quanto mais canais de venda, melhor. Isso porque o negócio pode se tornar mais acessível e passar a atender novos consumidores.
Será que isso basta? Ao entender melhor a diferença entre multicanal e omnichannel, essa resposta virá.
Um pequeno avanço: o cross channel
Podemos dizer que o cross channel surgiu como um avanço em relação ao multicanal. E se você não está por dentro desse assunto, é preciso se atualizar! Há 10 anos, a importância dessa estratégia já era levantada em publicações como essa do E-commerce Brasil.
No cross channel, os canais começam a interagir entre si, o que significa que uma mesma compra passa a poder ser feita em mais de uma plataforma.
Sabe quando você vê um produto em uma loja, mas prefere realizar a compra pelo site e sabe que também vai encontrar o produto lá? Esse é um exemplo claro de como diversos negócios já são cross channel.
Só que esse cruzamento pode ser feito, por exemplo, apenas entre dois canais, enquanto a empresa estabelece um processo completamente diferente em um terceiro.
É preciso ir além e o omnichannel surgiu para isso.
Omnichannel: a estratégia mais moderna para vendas
A experiência do cliente precisa ser cada vez melhor e é por isso que empresas B2B e B2B2C também estão em busca de ter uma operação omnichannel.
Investir em omnicanalidade não é apenas sobre ter diversos canais ou cruzá-los, mas sim proporcionar uma integração completa entre todos os canais de vendas utilizados pela empresa.
Essa estratégia permite que um cliente inicie uma compra por meio de um canal específico e, caso precise, possa finalizá-la em outro com tranquilidade, sem precisar recomeçar.
Apesar da necessidade de tecnologia de alta qualidade para que isso seja possível, processos impulsionados pelo omnichannel contribuem para que a relação entre empresas e clientes seja até mais humanizada.
E as vantagens não param por aí!
Diferença entre multicanal, omnichannel e cross channel: modernização
Fica mais claro entender a diferença entre essas estratégias quando pensamos que, na verdade, omnichannel veio como uma opção mais avançada.
Além dos benefícios para o cliente, as empresas conseguem melhorar a visibilidade sobre os processos e tornar a gestão de vendas muito mais eficiente.
Os vendedores também podem ter acesso a informações detalhadas sobre os consumidores e assim realizarem vendas mais consultivas, com base no comportamento de compra de cada um.
A criação de promoções adequadas para cada perfil de cliente e que contribuem até para o aumento das vendas da empresa também se torna possível com o omnichannel.
E agora que você já sabe a diferença entre multicanal, omnichannel e cross channel, vale a pena pensar sobre esses e outros benefícios da estratégia mais recente que podem transformar sua empresa.
Já pensou que a falta de integração de canais pode estar impactando até a lucratividade da sua empresa? Saiba mais sobre esse fato e descubra também outros possíveis motivos da perda de rentabilidade no material a seguir.