O segmento atacadista e distribuidor lida com uma grande quantidade de pedidos diariamente. Desde a entrada e saída de produtos, até o controle de estoque. Ter uma logística precisa é imprescindível para obter bons resultados.
Gastos desnecessários devido a equívocos na operação e desorganização interna impactam diretamente na gestão das empresas.
Assim, o trabalho de atacadistas e distribuidores depende, sobretudo, de uma organização eficaz, com métodos logísticos eficientes, a fim de evitar erros e garantir uma gestão comercial de qualidade.
Erros cometidos pelo mercado atacadista e distribuidor
A seguir destacamos os cinco erros mais comuns cometidos por atacadistas e distribuidores e alternativas para evitá-los.
Não controlar pedidos e entregas
Coordenar pedidos e entregas é fundamental dentro do mercado atacadista e distribuidor. A falta de organização pode culminar no retorno dos produtos ao centro de distribuição e até mesmo na perda de mercadoria, o que afeta diretamente a lucratividade da empresa.
Uma boa alternativa para evitar esse tipo de problema é contar com uma equipe de controle de vendas que se mantenha constantemente informada com o andamento de todas as entregas.
Traçar rotas ágeis e econômicas também é uma boa alternativa para otimizar o tempo de entrega e evitar gastos desnecessários.
Equipe sem treinamento
A mão de obra qualificada é essencial para garantir a eficiência de um serviço e evitar possíveis erros. Por isso, o ideal é promover treinamentos internos com o objetivo de qualificar a equipe no desenvolvimento de suas funções.
Além de auxiliar no desenvolvimento das funções, ao capacitar sua equipe você conta com profissionais mais motivados que conseguem identificar com mais facilidade quais processos necessitam de melhoria e quais estão tendo resultados positivos.
Não conhecer as necessidades dos clientes
Atacadistas e distribuidores precisam identificar quais são as principais necessidades de seus clientes, assim será mais fácil o desenvolvimento de estratégias de marketing.
Quando não há organização das demandas existentes, pode ocorrer a perda de clientes e, consequentemente, a perda de lucratividade.
Por isso, defina suas metas e trace estratégias a partir da necessidade de seu público.
Falha na comunicação interna e externa
Um dos maiores erros cometidos pelo mercado atacadista e distribuidor é a falha de comunicação entre os diversos setores da empresa e com os próprios clientes.
Quando um cliente compra um produto, por exemplo, ele quer saber qual o status dele, quando a mercadoria será enviada, qual a previsão para entrega, entre outras informações.
Portanto, é essencial que a logística seja transparente sobre as programações de remessa. Informações mal passadas podem atrasar o planejamento logístico, resultando em erros internos e na insatisfação dos clientes.
Clientes insatisfeitos têm menos chances de se fidelizar à alguma empresa. Empresas americanas perdem cerca de US $83 bilhões por ano devido a insatisfação dos clientes. Em contrapartida, um estudo realizado pela Wharton School of Business, identificou que 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar e recomendar produtos e serviços para outras pessoas.
Desta forma, investir em uma boa comunicação durante todo o processo de jornada de compra é uma peça-chave para garantir a fidelização dos clientes.
Não apostar em tecnologia de gestão comercial
Um erro que ainda é cometido por atacadistas e distribuidores é não investir em tecnologias para facilitar a gestão comercial dessas empresas.
Quem atua na área compreende que diariamente entram e saem do estoque milhares de produtos. Sem um controle eficiente empresas do segmento B2B só tem a perder.
Portanto, investir em tecnologias é um fator determinante para o sucesso de um negócio. Atualmente já existem soluções capazes de auxiliar no controle de estoque, gestão da força de vendas, comunicação com os clientes e até o desenvolvimento de promoções com base no histórico de compra dos clientes.
Quando há integração de diferentes canais de venda todo o processo de comercialização e transporte é facilitado. Profissionais do setor de estoque e de transporte terão rápido acesso às informações necessárias, evitando erros e otimizando o tempo de entrega dos produtos.
Assim, a tecnologia é um importante investimento dentro de atacadistas e distribuidoras.
Facilite sua gestão comercial com a Gera
Todos os erros citados acima têm total relação com a falta de soluções eficientes no que se refere a gestão interna de atacadistas e distribuidoras. A melhor alternativa é investir em uma plataforma de gestão comercial eficiente como a Gera.
Diferente de tudo que você conhece, a Gera simplifica estruturas comerciais para o segmento B2B e B2B2C. Unindo força de vendas, gestão de canais e motor promocional, o mercado atacadista e distribuidor poderá traçar as melhores estratégias de vendas e ter um canal de fácil comunicação entre vendedores e clientes.
Com uma gestão comercial integrada e eficiente, você evita erros, proporciona uma boa jornada de compra aos consumidores e aumenta a lucratividade.
Deseja saber mais como a tecnologia pode ajudar sua distribuidora e atacadista? Baixe gratuitamente o e-book que produzimos. Nele, você irá encontrar dicas de como reposicionar sua empresa no mercado, assim como importantes dados sobre o setor.