Em empresas de vendas complexas, ferramentas de promoção podem ser grandes aliadas na hora de criar relacionamento com os clientes e fidelizá-los.
Porém, desenvolver promoções a todo momento e iguais para todos os clientes pode, na verdade, atrapalhar. Desta maneira, segmentar seu público é essencial para alcançar resultados positivos. Vamos explicar com mais detalhes.
Vendas complexas e segmentação
Nas vendas complexas, que ocorrem predominantemente no mercado B2B e B2B2C, é preciso de aprovação de diferentes pessoas para uma compra ser feita, os preços são mais altos, o nível de exigência em qualidade é maior, entre outros fatores.
Por isso, os processos e desdobramentos até a conclusão da venda são mais demorados quando comparados com uma venda simples. Não por acaso, empresas que trabalham com vendas complexas sabem o quanto é essencial criar e manter um relacionamento de longo prazo com os clientes.
Os vendedores que trabalham com esse nível de complexibilidade precisam então entender as reais necessidades de seu cliente para oferecer as melhores opções de serviços e produtos.
O papel desse profissional deixa de ser simplesmente estar disponível para a venda: ele precisa adotar uma postura consultiva, mostrando as melhores opções de produtos e serviços de acordo com a necessidade dos clientes.
Um exemplo bem claro desse cenário é o mercado distribuidor e atacadista. Empresas do ramo precisam se destacar em meio a alta competitividade para atrair clientes e, depois, mantê-los interessados em realizar novas compras.
Mas como antecipar essas necessidades sempre que possível? É preciso ter conhecimento amplo sobre o comportamento e padrões de cada um desses clientes, sejam eles novos ou antigos. Isso só é possível com tecnologia.
O papel de uma ferramenta de promoção e a segmentação
Uma ferramenta de promoção que utiliza de alta tecnologia se tornou algo potente para o crescimento de empresas de vendas complexas. Não por acaso, esse tipo de tecnologia tem sido chamada de “motor promocional”.
Ao reunir informações externas com as que vão sendo registradas no banco de dados da empresa conforme cada venda é feita, a própria tecnologia passa a identificar padrões e características dos clientes para a criação de segmentações.
Com uma boa segmentação, sua empresa consegue olhar de forma mais cuidadosa para cada grupo de consumidores e, assim, transformar necessidades em oportunidades, criar estratégias comerciais e promocionais e alcançar mais eficiência nas vendas.
Dividir seu público permite que você ajuste sua oferta de produtos e ofereça os melhores preços e promoções para cada cliente, que também não será “bombardeado” por ofertas que não fazem sentido para ele. O time comercial também consegue tomar decisões mais assertivas sobre regras e prazos de cada promoção.
Tudo isso faz com que sua empresa passe a diminuir custos e até evitar perdas e desperdícios, atinja objetivos comerciais com mais facilidade, identifique oportunidades de negócio e retenha, fidelize e ganhe novos clientes.
É claro que fazer tudo isso de forma manual demandaria muito tempo e esforço, o que destaca a importância de ferramentas de promoção como a Gera let, que otimizam esse trabalho.
A ferramenta let
A let é uma plataforma desenvolvida pela Gera, que também atua como motor promocional. Ela possibilita a criação e execução de estratégias de vendas, dá alta visibilidade à gestão e insights importantes para a força de vendas.
Tudo isso de forma integrada com os canais de vendas próprios da sua empresa B2B ou B2B2C.
Com essa ferramenta de promoção, a estratégia de vendas da sua empresa poderá ser direcionada a partir de algumas funcionalidades:
- Customização de portfólio
- Listas de preço segmentadas
- Personalização de promoções a nível de histórico de compra
Além disso, também é possível criar e/ou ativar ofertas e promoções específicas na compra de um mix de produtos, por exemplo.
Com objetivos claros e bem definidos para cada grupo de clientes e com o apoio de uma ferramenta de vendas que faz a segmentação do seu público e integra todos os canais de vendas — desde a captação de pedidos offline até o controle de estoque — fica mais fácil bater as metas e gerir o negócio.
A tecnologia vai reposicionar distribuidoras e atacadistas
Distribuidoras e atacadistas vivem a realidade das vendas complexas. Utilizar tecnologias que contribuem para a segmentação, além de inteligência comercial e integração de dados, pode trazer mais agilidade a diferentes processos, permitir novas estratégias e trazer um novo posicionamento para sua empresa.
Para que você entenda a importância do assunto, fizemos um e-book gratuito. Acesse já: