Distribuidoras e atacadistas que têm como característica um processo de vendas complexo precisam de aliados para tornar as etapas mais ágeis.
Por isso, a automação da força de vendas e a integração com outros softwares da empresa podem ser fundamentais para alcançar objetivos. Essa é a opinião de 60% dos líderes de vendas que esperam o crescimento de seu setor, de acordo com o relatório da Zendesk.
Desta maneira, percebemos que usar a automação de força de vendas como aliada na estratégia de negócio pode trazer bons resultados, uma vez que ferramentas de automação apresentam uma série de vantagens, como otimização de processos e simplificação da rotina.
Só para relembrarmos, automatizar um processo quer dizer substituir o esforço humano pelo trabalho de máquinas ou softwares.
Mas calma, a ideia não é não precisar de pessoas, mas sim deixar tarefas mais simples, repetitivas e burocráticas com as máquinas enquanto as pessoas assumem posições mais estratégicas.
Benefícios da automação da força de vendas
Quando falamos da automatização da força de vendas, estamos nos referindo a digitalizar e integrar todos os setores e processos que compõem uma jornada de compra, desde a captação de leads, controle de estoque, segmentação de público, promocionamento, até a consumação da venda, experiência do cliente e pós-venda.
Veja alguns benefícios de automatizar a força de vendas.
Maior produtividade dos vendedores
Ter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para a força de vendas. Mas com tantas tarefas burocráticas que precisam ser feitas no dia a dia, pode ser difícil dar uma atenção especial para cada cliente.
E se as atividades rotineiras como a busca e organização de informações, por exemplo, fossem feitas por meio de aplicativos que integram todos os dados e os entregam do jeito que você precisa?
Isso é automatização! Dessa maneira, a força de vendas terá mais tempo disponível para se dedicar a um atendimento ao cliente mais eficiente e com mais qualidade.
Esse bom relacionamento aumenta as chances de concretizar uma venda e ainda abre espaço para outros atendimentos serem feitos ao longo do dia.
Redução do custo com tarefas manuais
Um software de automação de vendas pode realizar atividades mais cansativas e monótonas de maneira mais eficiente que uma pessoa.
Em questão de minutos, um aplicativo pode fornecer uma série de informações e dados que, se uma pessoa fosse ter o mesmo trabalho, levaria horas executando.
Dessa maneira, o custo pelo tempo de execução dessas atividades diminui e a rentabilidade pode aumentar.
Fidelização do cliente
Por trás de todo profissional, independente da posição, existe uma pessoa, ou seja, existe uma troca real.
É muito difícil você criar laços com uma pessoa que está sempre com pressa ou muito ocupada. Entre seus clientes e vendedores é a mesma coisa.
Tendo mais tempo disponível, sua força de vendas pode focar suas energias em criar laços estreitos com os clientes.
Um bom atendimento é um dos fatores determinantes para fazer seu consumidor voltar no próximo mês ou não.
Como começar a implementar a automatização da força de vendas
Digitalizar e automatizar todos os processos de uma só vez pode ser um grande desafio e, talvez, nem seja uma estratégia eficaz.
Afinal, toda mudança precisa de testes, validação e ajustes. Mas sua distribuidora ou atacadista pode começar a dar o primeiro passo por meio da proposta de vendas.
Com um sistema manual, sua força de vendas precisa ter muitos dados guardados na cabeça para ter o controle das promoções e vantagens que pode oferecer ao seu cliente.
Dessa maneira, suas opções podem ficar limitadas e nem sempre atingirá as expectativas e necessidades do cliente.
Com um sistema integrado e automatizado, é possível encontrar em um único lugar todas as estratégias possíveis de promocionamento, mix de produtos, estoque entre outras funcionalidades.
O que a let pode fazer pela sua distribuidora ou atacadista
A let é uma plataforma desenvolvida pela Gera, que possibilita a criação de estratégias, execução e gestão das suas vendas, dando autonomia à sua equipe de forma responsável e eficaz.
Tudo isso de forma integrada com os canais de vendas próprios da sua distribuidora ou atacadista.
Com ela, também é possível criar e/ou ativar ofertas e promoções específicas na compra de um mix de produtos, por exemplo.
Você passará a ter objetivos claros e bem definidos para cada grupo de clientes e com o apoio de uma ferramenta de vendas que faz uma ultra segmentação do seu público e integra todos os canais de vendas – desde a captação de pedidos offline até o controle de estoque.
Com a let, sua força de vendas se torna mais independente e organizada, uma vez que, por meio da ferramenta, é possível ter uma visão 360 da empresa.
Além disso, as informações importantes podem ser acessadas com mais facilidade, oferecendo mais agilidade ao atendimento, fechamento da compra e também na solução de possíveis problemas no pós-vendas.