A força de vendas é importante para a maioria das empresas. Afinal, os vendedores são peças-chave quando o assunto é o lucro do negócio.
Se sua distribuidora ou atacadista não está lucrando o quanto você gostaria, uma pergunta que você deve fazer é: sua equipe está totalmente alinhada com as estratégias que foram definidas? Os vendedores possuem as informações necessárias para que, no dia a dia, consigam melhorar as negociações com os clientes e oferecer, por exemplo, um mix de produtos mais adequado para possibilitar uma margem de lucro maior?
Quando falamos de vendas complexas, que possuem processos robustos, o alinhamento é um dos pilares mais importantes para garantir o entendimento dos objetivos como um todo.
Assim, é possível garantir um processo de vendas mais estruturado, que consiga dar autonomia ao vendedor e alavancar os resultados do negócio.
Mas como fazer esse alinhamento?
A força de vendas é a sua aliada
Quais são as estratégias de venda da sua distribuidora ou atacadista?
Da comunicação até o entendimento das segmentações do mercado e a venda propriamente dita, as estratégias devem ser definidas com cuidado. Além disso, valorizar o seu vendedor e oferecer a autonomia necessária é extremamente importante, afinal, com isso eles conseguem:
- Estreitar o relacionamento com o cliente e melhorar as vendas, já que têm acesso a dados, crédito e histórico de compra
- Gerir com eficiência sua verba flex e utilizar isso como vantagem para um pedido maior
- Visualizar em tempo real as promoções imputadas e já aplicá-las aos pedidos dos clientes
- Vender mais, desde que os canais sejam integrados. Com a integração, o vendedor não precisa estar no mesmo canal que o cliente, o que agiliza o registro e garante que a venda seja atribuída ao profissional.
Para valorizar a força de vendas, é importante pensar na adequação de incentivos e bonificações, e considerar que esses pontos também são importantes para aumentar a margem de lucros. Com a tecnologia certa, é possível comissionar não apenas pelo tamanho do pedido, mas também pela composição da encomenda.
A tecnologia é essencial para bons resultados
Atualmente, a tecnologia é forte aliada no mercado. Seja por meio de e-commerce, aplicativos ou sites, estar presente no ambiente digital é fundamental para fortalecer a marca e não ficar para trás.
Além disso, ferramentas de vendas também podem ser o braço direito de sua equipe.
Isso acontece porque com o uso de plataformas, você consegue ter uma gestão macro do processo comercial do seu negócio, aumentando poder de negociação, integrando canais de venda e criando segmentações avançadas na hora de promocionar.
A let, plataforma da Gera, integra diferentes ferramentas em apenas uma plataforma. Para alinhar os vendedores ao método do negócio, soluções como os apps de vendas são recomendados.
Como a let pode ajudar a sua força de vendas?
O app de vendas da Gera empodera o vendedor e permite a integração total da equipe com as estratégias da empresa.
Com esse aplicativo, é possível captar e negociar pedidos online e offline, consultar reembolsos, antecipar roteiro de visitas e comprovar horário de trabalho, tudo de maneira integrada com suas estratégias.
O app também permite o acesso à histórico de pedidos dos clientes, à promoções e sugestões de compra customizadas, consultas de limites de crédito, além de mostrar com transparência as metas e bonificações, que podem ser feitas pela composição do pedido.
Esse aplicativo de força de vendas foi pensado para fidelizar a sua equipe e promover maiores lucros para o seu negócio. Dessa forma, a Gera let é a solução que vai revolucionar as suas estratégias e alinhar seus objetivos com seus vendedores, fazendo com que haja maior efetividade em vendas e os lucros sejam alavancados. Saiba mais!
