Em 2020 surgiu um novo desafio: como realizar a gestão remota de empresas durante a pandemia?
Com a covid-19, o mundo inteiro conheceu um modelo de trabalho que ainda era pouco explorado: o trabalho remoto. De repente, todas as atividades, sejam elas de trabalho, lazer ou estudo, passaram a ser realizadas em um único local: em casa.
Claro que com essa mudança abrupta de rotina surgiram alguns percalços. Para distribuidores e atacadistas, por exemplo, toda a gestão de produtos precisou ser adaptada para o modelo remoto. A questão é: como ter controle de entrada e saída de diversos produtos e continuar vendendo diariamente à distância?
Com a let, plataforma de gestão de vendas voltada para distribuidoras e atacadistas, isso pode ficar muito mais fácil.
Como o distanciamento social mudou o cenário de vendas de distribuidoras e atacadistas
No início da pandemia no Brasil, muito se discutia sobre as dificuldades que a gestão remota poderia ter. Entretanto, a tecnologia se mostrou uma verdadeira aliada nesse sentido. O distanciamento social foi determinante para marcar a evolução e transformação digital de diversos negócios.
Atualmente, com o avanço digital, se uma empresa não está presente na internet, ela não existe. Mas muito além de estar presente na internet, é importante que a gestão remota de distribuidoras e atacadistas e seus canais de venda sejam realizados de forma integrada, a fim de evitar erros e traçar as melhores estratégias de crescimento. Além disso, o time de vendas precisa estar integrado com as estratégias pré-definidas.
A Gera let é uma excelente opção para empresas do segmento B2B e B2B2C que buscam simplificar processos de venda e gestão, e o melhor é que isso tudo pode ser feito remotamente.
Com a let você mantém todo o seu time de vendas unido e, ainda, executa a estruturação, gestão e remuneração da força de vendas.
Assim, é possível contar com uma plataforma completa e manter a sua segurança e da sua família, sem precisar sair de casa. A seguir falaremos mais sobre como os modelos de gestão remota são excelentes vantagens para atacadistas e distribuidoras.
Como o distanciamento social mudou o cenário de vendas de distribuidoras e atacadistas
É inegável que com o crescente agravamento da pandemia o cenário de distribuidoras e atacadistas se manteve em atenção constante. Isso porque a economia brasileira foi bastante afetada com o isolamento social.
Em pesquisa realizada pelo Sebrae, “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, no início de abril do ano passado, foi apontado que 62% dos empreendedores interromperam as atividades temporariamente ou de forma definitiva. O estudo ainda indicou que 88% deles viram seu faturamento diminuir em média 75%.
Com o agravamento da pandemia diversas cidades brasileiras passaram longos períodos na “fase vermelha”, caracterizada como a fase emergencial, na qual apenas os comércios essenciais abriram suas portas. E com isso, diversos comerciantes viram seu faturamento cair consideravelmente.
Porém, mesmo com a gestão remota de distribuidoras e atacadistas, o setor teve crescimento de cerca de 5,2% em 2020, com faturamento de R$ 287,8 bilhões. O que garantiu ao setor a participação de 51,2% no mercado nacional, de acordo com dados do Ranking Abad/ Nielsen 2021 divulgado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad).
Esse processo de gestão à distância pode ser feito por meio da Gera let. Com a plataforma é possível simplificar processos, dar continuidade ao desenvolvimento de estratégias de venda e, consequentemente, lucrar mais.
Vale lembrar que no país cada vez mais pessoas optam por compras online, ter um canal de vendas integrado, como a let, reúne uma série de vantagens.
Só no Brasil, em 2020, por exemplo, cerca de 46% das pessoas compraram mais pela internet do que em 2019, e 7% dos consumidores fizeram sua compra online pela primeira vez, de acordo com a Nuvem Shop, plataforma de e-commerce. A pesquisa ainda indicou que essa tendência de compras online deve continuar em 2021.
A seguir destacamos mais alguns dados do comércio online em 2020:
- Compras online foram resultado de 6.176.642 das vendas realizadas em todo o Brasil
- Crescimento de cerca de 205% comparado ao ano anterior
- O consumo remoto rendeu mais de R$ 1,3 bilhões em vendas
Gera let: sua gestão de vendas alinhada mesmo à distância
O distanciamento social não pode ser empecilho para frear as vendas e lucro de sua distribuidora e atacadista. Por meio da let é possível contar com uma força de vendas integrada, integrar diferentes canais de gestão e criar as famosas promoções segmentadas de acordo com a necessidade de cada cliente. E isso tudo, claro, é feito por meio da gestão remota.
A comunicação por meio da Gera let é feita de maneira fácil, assim é possível contar com informações claras e objetivas, tanto por parte de gestores, quanto por parte da força de vendas.
Desta forma, traçar estratégias mais assertivas e solucionar problemas é muito mais simples.
Além de todos os benefícios já citados, é possível configurar e reconfigurar todas as estratégias de modelo comercial da sua empresa. Desenvolva relatórios de vendas por meio de uma inteligência comercial proativa e de fácil manuseio como a let.
Entenda como a tecnologia da let pode ser sua aliada na gestão remota de distribuidoras e atacadistas, entre em contato com a Gera e revolucione seu processo de vendas.