Adotar ofertas personalizadas é um processo altamente benéfico quando o assunto é rentabilidade. A melhor parte disso vem de ativar e engajar a base de clientes já existentes e aumentar a captação de novos leads.
A ideia da customização de ofertas é inteligente porque conversa com o desejo do cliente. Muitas vezes ele tem o interesse de comprar um produto porque foi recomendado por alguém próximo. Só que, mesmo assim, ele não quer exatamente o mesmo produto, e sim algo que seja mais “sua cara”.
Personalizar ofertas pode fornecer ao cliente o encontro do produto que o atenda.
O que são as ofertas personalizadas?
Ofertas personalizadas são aquelas ofertas que aparecem nos anúncios das páginas que você visita na internet, mostrando exatamente aquilo que você estava buscando nela ou produtos afins.
Elas são montadas estrategicamente para motivar o cliente a comprar o produto que estava buscando ou considerar uma nova opção que ele não estava encontrando.
Muitas pessoas ficam receosas, assustadas e até surpresas quando veem esses anúncios, mas eles também podem funcionar a favor do cliente, pois podem apresentar para ele um produto mais interessante que o que ele estava buscando.
A construção desses mecanismos funciona basicamente ao analisar o histórico de compras, sites visitados, histórico de buscas e etc. A partir disso é possível localizar os endereços virtuais mais frequentados e ofertar nos anúncios aqueles que vão atrair a atenção do comprador.
O pensamento é enfatizar a compra: mostrar à pessoa que já está interessada na compra as opções que ela já visualizou e os produtos semelhantes.
Personalizar ofertas conversa com o desejo
Existem duas motivações principais para fazer o cliente procurar um produto: necessidade e desejo. Montar ofertas personalizadas pode conversar bastante com o desejo do consumidor em comprar um produto.
É verdade que a maioria das pessoas procuram um produto motivados pela necessidade dele, porém o valor que ela vai investir nele e as especificidades que ele vai oferecer a mais conversam com o desejo em consumi-lo, pois faz aquele consumidor se sentir especial.
E é exatamente isso o que a customização de ofertas traz: o sentimento de exclusividade. É por isso que o consumidor procura algo personalizado, para atender a algo íntimo.
Ofertas personalizadas são assertivas
Extremamente assertivas. Afinal você oferta para o seu cliente exatamente aquilo que ele procura, o que ele está buscando, o que ele quer ver. Os mecanismos voltados para a personalização de ofertas são altamente inteligentes porque visam um público que já tem a intenção de compra, portanto convertê-lo em um comprador fica mais fácil.
Além de captar novos leads, a customização das ofertas pode fidelizar os clientes já cadastrados na sua base, até porque você já possui as informações sobre seu comportamento de consumo. Então, fica mais fácil montar estratégias que combinem com o seu perfil.
As ofertas, inclusive, não se estruturam em apenas repetir incansavelmente os mesmos produtos que o público está buscando, mas também aumentar o espectro de consumo dos que já vão realizar a compra.
Possibilidades para criar ofertas personalizadas
O maior ambiente para criar ofertas personalizadas está na base de clientes que você já possui. Através de uma análise sofisticada do padrão de consumo, é possível aumentar as receitas ao oferecer produtos correlatos ao que aquela pessoa já comprou.
É muito comum receber e-mails de indicações de produtos dos sites quais você já realizou alguma compra. Até mesmo nas pesquisas de satisfação é possível aplicar ofertas, pois se uma pessoa gostou daquele produto, ela pode gostar de outro semelhante.
Além disso, também é possível montar combos. A Amazon (e outros marketplaces) é mestre nisso. Na hora de comprar um produto, você já deve ter visto que, quando você abre a página de compra, aparece o seu produto e mais algumas opções de compra já mostrando o valor total do combo. Isso é uma oferta personalizada.
Ela pode ser montada pelo produto, pois quem compra, por exemplo, uma assistente inteligente vai querer uma casa conectada ou uma lâmpada inteligente etc. Mas também pode ser montada pelo histórico de produtos visualizados.
Tudo o que um internauta faz gera um registro. Esses registros, quando combinados corretamente, podem apontar padrões de comportamento que geram oportunidades para customizar ofertas.
Benefícios das ofertas personalizadas
O benefício maior de montar uma oferta personalizada é o lucro. O aumento da receita pode ser expressivo quando as ofertas são aplicadas de maneira mais específica. Um exemplo disso funciona muito bem com o combo de celulares.
Uma pessoa que deseja comprar um celular, naturalmente vai precisar de uma capa e uma película. Logo, já é possível montar ofertas com esses produtos “a mais”, aumentando o ticket médio daquela compra. É possível ampliar ainda mais quando se considera as necessidades imprevisíveis como quebra, perda e roubo, aproveitando a oportunidade para oferecer um seguro. Isso acontece muito na compra de um automóvel também.
Outro benefício muito importante é a fidelização do cliente. Se você customiza seus anúncios trazendo produtos de qualidade ofertados pela sua empresa, você aumenta ainda mais a credibilidade em sua marca, provocando um sentimento de ligação e confiança. As chances de recompra ou de procura pelos seus produtos ficam muito mais fortalecidas. Ainda mais quando se considera um desconto.
E, é claro, que um consumidor satisfeito com os seus produtos vai falar dele para outros compradores, o que só vai atrair cada vez mais clientes.
Utilize a Gera Omni para customizar ofertas
A Gera Omni pode te ajudar a criar ofertas personalizadas no mercado B2B de acordo com cada perfil de comprador. Nossa plataforma é equipada com mecanismos sofisticados que reúnem os dados sobre o padrão de consumo da sua base de clientes e público-alvo e aponta cenários nos quais você pode concentrar estratégias personalizadas.
Com a Gera Omni, você tem uma plataforma de fácil visualização para segmentar seu público por estruturação geográfica, cargos, histórico de compras, etc. É possível analisar onde se concentra o público que consome o tipo de produto que você fornece e ainda gerenciar ofertas direcionadas até pelo poder aquisitivo de um nicho específico.
Ao adotar a nossa solução, você vai ampliar sua receita e fidelizar sua base de clientes. Consulte-nos para mais informações.