O contexto atual de consumo, que já vinha mudando nas últimas décadas, tem se alterado de maneira cada vez mais dinâmica. Considerando este cenário, sua empresa de distribuição ou atacado tem, hoje, um bom posicionamento estratégico?
Ainda existem companhias do setor que atuam simplesmente como operadores logísticos que não se aprofundam em formas de otimizar processos e tornar a experiência do cliente mais agradável. Isso faz com que elas percam espaço e importância. É por isso que precisamos falar sobre o assunto!
As mudanças do consumo
No início das relações de compra e venda, elas aconteciam de forma local e extremamente direta. Pense em uma realidade em que locomoção para lugares distantes nem era cogitada pela maior parte das pessoas e, claro, comerciantes. O cenário do consumo era completamente diferente do que vemos hoje.
A realidade da distribuição passou a ser consistente com a Segunda Revolução Industrial, que trouxe diversas inovações relacionadas a transporte e comunicação. Foi a partir dela que, principalmente em países desenvolvidos, foram surgindo novos produtos e a possibilidade de espalhá-los por diferentes cidades, estados e regiões.
O papel das empresas de distribuição e atacado, no cenário dessa época e por muito tempo, era muito mais simples: disponibilizar as mercadorias ou levá-las de um local a outro, dentro do prazo, era o suficiente. Mas outra revolução já aconteceu!
O cliente no centro de tudo
Isso não é uma regra apenas para distribuidoras e atacadistas. Com o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias e a acessibilidade de boa parte do público aos ambientes digitais, tudo mudou.
As pessoas se acostumaram com uma realidade muito mais ágil, em que conseguem inclusive opinar sobre empresas em espaços onde essa informação pode se espalhar com rapidez.
Falando em informação, elas chegam sem parar e pelos mais diferentes canais. Se engana quem pensa que isso torna os clientes confusos. Na verdade, hoje eles sabem que podem buscar avaliações de produtos antes de comprá-los e até fazer comparativos de forma muito fácil.
E, assim, falar apenas em qualidade do produto não adianta mais. É claro que faz diferença, mas os consumidores também querem saber sobre a experiência que cada marca oferece, buscam bom atendimento e estão sempre de olho em oportunidades de fechar bons negócios.
Qual o novo posicionamento estratégico de distribuidoras e atacadistas?
O mercado B2B, por ter um processo de vendas geralmente mais demorado e muitas vezes lidar com grandes valores vindo de poucos clientes, por algum tempo foi resistente às mudanças. Porém, a empresa que está do outro lado como compradora é, acima de tudo, um consumidor, que com certeza está em busca dessa experiência de compra agradável.
Mais do que uma operadora logística, empresas de distribuição e atacado agora devem adotar um posicionamento estratégico de facilitadoras de negócios. E não adianta apenas dizer que é assim, é preciso realmente atuar dessa forma.
“As organizações vivem em um aparente paradoxo, onde ofertas cada vez mais direcionadas e que sejam cada vez mais simples de serem aceitas pelos clientes criam uma complexidade que muitas empresas não sabem como endereçar”, explica Alencar de Carvalho Júnior, CEO da Gera.
Boas empresas de atacado e distribuição já adotaram estratégias comerciais mais cuidadosas, buscam entender seus clientes de forma completa e oferecer propostas e promoções que realmente façam sentido para eles.
Assim, é preciso contar com inovações como a integração dos diferentes canais de vendas, o que facilita o alinhamento estratégico comercial e aumenta o nível de serviço. Como tornar tudo isso possível? Usando também a tecnologia!
Novas tecnologias, novo posicionamento estratégico
Para que distribuidoras e atacadistas possam se posicionar e atuar de forma realmente estratégica e alinhada à nova realidade do mercado, empresas de tecnologia têm criado soluções que tornam isso palpável. Esse é o caso da Gera.
“Nossa plataforma consegue entregar o seu valor, viabilizando um maior volume de vendas com uma maior rentabilidade em cada uma delas, o que no final é o sonho de todo vendedor”, explica Alencar.
Na Gera, criamos a let, plataforma que simplifica estruturas comerciais B2B e B2B2C. Por meio da tecnologia que desenvolvemos, sua empresa passa a ter tudo o que é necessário para descomplicar os processos de vendas:
- Implemente e gerencie seus canais de vendas em uma única plataforma
- Integre todos esses canais e passe a ter uma operação comercial omnichannel
- Acompanhe a força de vendas e agregue ela aos diferentes canais para conquistar negociações mais eficientes
- Tenha um motor promocional robusto que considera até mesmo o histórico de compra dos clientes
- Integre também à plataforma os sistemas e apps já utilizados
- Escolha e adote soluções adicionais que tornarão a plataforma mais completa de acordo com as necessidades do seu negócio, como o chatbot e o televendas
E muito mais! Você pode conhecer outros detalhes da plataforma let clicando aqui.
Tecnologia como aliada
Agora que você já sabe a importância de um novo posicionamento estratégico e como soluções como a Gera let podem ajudar nesse caminho, que tal pensar mais sobre o uso de tecnologia na sua empresa?
Segmentações, inteligência comercial e integração de dados também podem reposicionar sua distribuidora ou atacadista no mercado! Produzimos um e-book gratuito sobre o assunto: