O setor industrial tem entre suas características a constante busca por estratégias, metodologias, sistemas e processos que tornem a produção mais ágil — sem deixar de lado suas regras específicas e qualidade, é claro. E já passou da hora da busca por inovação também fazer parte da área de vendas dessas empresas.
Os últimos anos foram desafiadores. Até novembro de 2021, foram seis meses seguidos de queda na produção industrial, segundo o IBGE.
Uma das alternativas encontradas pelo setor industrial para impulsionar os negócios é realizar a venda diretamente para o consumidor final. Isso é uma realidade há alguns anos e já acontecia mesmo no período pré-pandêmico.
E é claro que para que isso seja possível, é essencial contar com uma estratégia de vendas muito bem alinhada e que ultrapasse as dificuldades mais comuns:
Nesse contexto, encontrar uma tecnologia que faça diferença na operação comercial tornou-se quesito básico para garantir melhores resultados.
O setor industrial precisa seguir o mercado: tecnologia é urgência!
Não dá mais para fugir. Os mais diferentes segmentos de mercado têm olhado para a tecnologia como uma verdadeira impulsionadora de vendas. Durante o isolamento social, tornou-se também uma aliada para auxiliar os vendedores.
Para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa “O cenário de vendas no Brasil – Edição 2021”, 65% dos vendedores afirmaram que as suas empresas investiram em novas tecnologias para ajudá-los a se adaptarem às mudanças trazidas pela pandemia.
Na indústria, isso é diferente? A verdade é que não deve ser. Os benefícios de plataformas de qualidade com foco em vendas estão cada vez mais claros! A seguir, vamos apresentar alguns deles.
Experiência omnichannel de compra e venda
É impossível falar em vendas sem falar sobre comportamento do consumidor. Os clientes estão cada vez mais exigentes e querem a oportunidade de escolher a forma de compra que é mais interessante para cada momento.
Isso significa que um cliente que hoje opta por fazer uma compra no e-commerce, pode preferir, em uma próxima, realizá-la pelo televendas — e querer ver uma padronização desse atendimento.
Felizmente, a omnicanalidade veio justamente para integrar todos os canais de venda, permitindo que os consumidores percebam esse alinhamento e saiam mais satisfeitos.
Centralização de estratégias
O mundo da inovação também pede acompanhamento constante de resultados. Ao ficar de olho nos indicadores de performance de vendas, é possível estabelecer se as ações tomadas estão direcionando o negócio ao objetivo esperado.
Uma promoção não está dando certo? É preciso mudar o foco de público de determinada venda? O produto que estava em estoque acabou? Nesses e em outros vários exemplos, todos os envolvidos no setor comercial precisam ficar sabendo.
E aí vem mais uma vantagem de uma boa plataforma: a centralização de estratégias, que passam a ser atualizadas nos canais necessários de forma simultânea e em tempo real.
Essa integração de informações também garante melhor visibilidade para os responsáveis pela gestão de vendas e é algo que pode ser aproveitado para melhorar resultados no setor industrial.
Melhorar a performance da força de vendas
Outro motivo que fez com que muitas empresas buscassem por tecnologias para vendas é a possibilidade de melhorar a performance do time. Esse tipo de solução pode até mesmo colaborar para estruturação de comissionamento dinâmico e plano de incentivos.
Além de ficarem de olho nos benefícios, os vendedores também ganham mais autonomia ao terem as informações atualizadas em tempo real e informações importantes sobre cada cliente na hora da venda.
Ao mesmo tempo, os responsáveis pelo time conseguem acompanhar as mudanças na performance e direcionar os profissionais para que os resultados sejam cada vez melhores.
Segmentação de promoções
Quando o assunto é aumentar vendas, até o setor industrial sabe bem a diferença que uma boa promoção pode fazer. Imagine então poder criar ofertas personalizadas, que combinam diversas variáveis.
Com uma tecnologia de qualidade e omnichannel, o histórico de relacionamento com o cliente nos diferentes canais de venda pode ser conferido com facilidade. Além disso, é possível definir regras dentro da própria plataforma, que então vai realizar a promoção de acordo com cada perfil.
Esse tipo de funcionalidade permite que seja possível oferecer um mix de produtos que aumente o ticket médio de cada venda, o que colabora para a lucratividade geral da empresa. Vale a pena pensar no quanto isso pode ajudar diferentes indústrias.
Mas esse tipo de segmentação avançada, com base no histórico de compra dos diferentes canais de vendas e com uma infinidade de variáveis disponíveis, você só encontra na Gera Omni. Por isso, vamos falar um pouco sobre essa solução.
Potencialize vendas no setor industrial
A Gera Omni é uma solução pensada para que estratégias de vendas da sua indústria sejam criadas, executadas e geridas com autonomia. A tecnologia é moderna e flexível, e pode ser integrada a qualquer plataforma do seu ecossistema de vendas, inclusive aos ERPs dos seus distribuidores.
A plataforma omnichannel torna a gestão de canais de vendas e das equipes muito mais prática e permite a criação de diversas ofertas segmentadas e personalizadas. É tudo o que qualquer empresa B2B ou B2B2C precisa para fidelizar clientes e impulsionar negócios.
Também é possível adquirir apenas alguns módulos da solução, de acordo com as reais necessidades da sua empresa. E, claro, todo o processo de implementação é acompanhado pela Gera.
Ficou com alguma dúvida? Fique à vontade para entrar em contato. Nossa equipe está pronta para mostrar como sua empresa pode atingir resultados de vendas surpreendentes!