A tecnologia está à disposição de quem deseja otimizar tempo e trabalho. Para os setores de distribuição ou atacadista, ela pode ser uma grande aliada.
Empresas desse tipo possuem processos de vendas mais longos e, por isso, o planejamento e os times de marketing e de vendas precisam de atenção redobrada.
Planejamento de vendas complexas
Ter cuidado ao planejar as mais diferentes ações é algo fundamental para qualquer empresa. É a partir dessa elaboração de ideias que os colaboradores envolvidos em um projeto devem se guiar.
E para vendas complexas, que possuem um longo caminho desde o contato com o cliente até o fechamento do negócio, ter as ações, os prazos e as metas bem definidos é essencial para, além de fazer o acompanhamento, manter o time de vendas focado.
Realizar um planejamento e fazer com que a força de vendas o utilize como condutor colabora também para que o time fique mais engajado e, assim, objetivos sejam alcançados de forma efetiva.
O time de marketing
Vendas envolvem muitas variáveis: preço, condições de pagamento, qualidade do produto, promoções, tipos e prazos de entrega, são algumas delas.
É a influência de todos esses fatores, aliada a uma boa experiência de nível de serviço, que determinam o fechamento da negociação. Desta maneira, o marketing auxilia com ações de atração, retenção e fidelização de clientes.
Ter um bom time envolvido em campanhas de marketing garante a criação de campanhas adequadas ao momento de cada cliente na jornada de compra.
Assim, também fica mais fácil para o vendedor identificar a melhor abordagem, tomar decisões de como promocionar produtos de curva C e D ou oferecer brindes para chamar atenção do lead, entre outros insights que virão do marketing.
Time de vendas
Independente do tamanho do seu negócio, o seu time de vendas não pode ser subestimado. É fundamental investir em bons profissionais e em treinamento para que esses profissionais deem suporte ao seu negócio à medida em que ele cresce.
Esses profissionais precisam estar de acordo com a cultura e objetivos da sua empresa, dispostos a alcançar metas e principalmente serem flexíveis e multidisciplinares.
É importante lembrar também que o time de vendas deve atuar em conjunto com outras áreas da empresa, principalmente com a equipe de marketing.
O alinhamento entre os times de marketing e vendas é visto hoje como essencial porque o marketing se tornou o primeiro vendedor de qualquer produto e serviço. É a partir dele que potenciais clientes serão atraídos e qualificados e, a partir dessa qualificação, chegarão ao time de vendas.
Entender essa importância faz com que ambos os times permaneçam alinhados sobre metas. Vale até utilizar tecnologias em conjunto para uma visualização adequada das duas partes.
Com o entendimento de quantos leads qualificados estão chegando para o time de vendas, também é mais fácil compreender qual dos times está precisando de melhorias caso uma meta não seja atingida.
Quanto mais esses times caminharem juntos, mais resultados expressivos em relação a metas e lucro sua empresa vai ter.
Como a tecnologia tem descomplicado processos
Engana-se quem pensa que em pleno 2021 ainda é possível não se render à tecnologia e à transformação digital.
Cada vez mais, estão sendo desenvolvidas ferramentas para apoiar empresas nos mais diferentes processos de seu negócio.
Quer um exemplo? Como é que o time de marketing consegue trabalhar sem ferramentas como softwares de automação de marketing, CRM, sistemas que gerenciam tarefas, softwares de análise de dados e outros?
A resposta é simples: não tem como.
Se o time de marketing não evolui sem tecnologia, podemos dizer o mesmo para o time de vendas. É por isso que foram criadas as soluções focadas na gestão completa e assertiva de toda a operação comercial, levando em conta marketing e vendas.
Hoje, existem tecnologias inovadoras como a let, ferramenta desenvolvida pela Gera, que podem facilitar o acompanhamento de todos os processos de vendas, o controle de estoque e facilitar a vida dos vendedores.
Let: a ferramenta desenvolvida com a tecnologia da Gera
A let é uma plataforma desenvolvida pela Gera, que possibilita a criação de estratégias de vendas, execução e gestão, automatizando sua operação comercial e aumentando o nível de serviço da sua força de vendas.
Tudo isso de forma integrada com os canais de vendas próprios da sua distribuidora ou atacadista.
Com essa tecnologia, a estratégia de compra e vendas da sua empresa segue o seguinte processo:
- Customização de portfólio e lista de preço segmentada
- Montagem do carrinho influenciado pelas promoções vigentes
- Possibilidade de realizar uma negociação final eficiente
Além disso, também é possível criar e/ou ativar ofertas e promoções específicas na compra de um mix de produtos, por exemplo.
Com objetivos claros e bem definidos para cada grupo de clientes e com o apoio de uma ferramenta de vendas que possibilita a ultra segmentação do seu público e integra todos os canais de vendas — desde a captação de pedidos offline até o controle de estoque — fica mais fácil bater as metas e gerir o negócio.
“Mantenha-se próximo de seus clientes e tenha certeza de que seja você quem vai mostrar a eles o que precisam de verdade, muito antes que eles próprios se deem conta disso”.
Essa é uma das inúmeras vantagens que a let pode levar para sua empresa: otimizar seus processos para criar laços longos, duradouros e rentáveis com o seu cliente. Saiba mais: