Empresas B2B têm enfrentado um mercado cada vez mais competitivo. Encontrar formas de conquistar novos clientes é fundamental, mas conseguir melhorar as vendas com quem já vai realizar uma compra faz toda diferença no faturamento. É por isso que precisamos falar de Upsell e Cross Sell.
O consultor norte-americano Philip Kotler, considerado por muitos como pai do marketing, tem entre suas afirmações mais famosas a de que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Muitas empresas já sentiram isso na prática.
No B2B, investir em estratégias como Upsell e Cross Sell pode fazer uma importante diferença no faturamento, já que a jornada de compra exige mais tempo e dedicação dos vendedores.
Porém, quem trabalha no setor comercial sabe que essas estratégias só funcionam quando há informações completas sobre as características dos diferentes clientes, o que permite oferecer oportunidades que realmente façam sentido para cada um deles.
Como obter informações consistentes e permitir que os vendedores tenham mais clareza sobre as preferências dos clientes? Uma solução omnichannel é fundamental para a assertividade desse processo.
É preciso investir em omnicanalidade
Se sua empresa não tem uma estrutura comercial omnichannel, pode acabar perdendo de vista oportunidades de Upsell e Cross Sell.
Hoje, mesmo no cenário B2B, é comum — e essencial — empresas oferecerem diversos canais de venda para que os clientes possam escolher a melhor forma de comprar, de acordo com suas próprias necessidades.
Ter todos esses canais integrados em uma plataforma omnichannel facilita estratégias de Upsell e Cross Sell, pois identifica os padrões de consumo não apenas do canal que está sendo usado no momento, mas também dos usados anteriormente.
Para ficar mais claro, vamos dar exemplos: um vendedor de televendas pode verificar se o consumidor já realizou uma compra parecida anteriormente no e-commerce.
Falando em e-commerce, o sistema pode identificar compras feitas nos outros canais para sugerir de forma automática opções mais completas ou complementares ao produto no carrinho de compras.
Ou seja, a integração de informações possibilitada por uma plataforma omnichannel faz com que as ofertas sejam cada vez mais personalizadas. Tudo isso contribui para a satisfação dos clientes e pode resultar em sua fidelização.
Gera Omni colabora para estratégias de Upsell e Cross Sell
Upsell e Cross Sell ficam mais assertivos com uma plataforma omnichannel que tem tudo o que empresas B2B e B2B2C precisam para uma gestão comercial eficiente.
Com a Gera Omni, que integra todos os canais de venda da empresa, é possível ter visibilidade completa sobre o que ocorre em cada canal.
Também fica muito mais fácil acompanhar a força de vendas. Por falar nisso, é simples oferecer informações personalizadas de cada cliente para seu time de vendas. Assim, os vendedores podem definir formas de usar Upsell e Cross Sell de forma mais independente e proativa.
Quer mais uma vantagem? A solução da Gera também conta com um potente motor promocional. Nele, é possível configurar segmentações promocionais que levam em conta o histórico de compras dos clientes e diversas variáveis.
Sem contar que com todos os dados integrados é possível criar estratégias muito mais consistentes. Tudo isso em uma plataforma em que você consegue reformular regras do modelo comercial em tempo real.
Quer saber mais sobre como a Gera pode ajudar sua empresa? Podemos explicar todos os detalhes sobre a solução e ajudar a entender como ela se adequa ao seu negócio.