A precificação de produtos é um assunto que traz algumas dificuldades na hora de escolher o valor correto a cobrar do cliente. O preço é calculado atendendo a alguns critérios importantes para que não acarrete em prejuízo à empresa nem represente um valor abusivo ao consumidor.
Existem alguns parâmetros a se considerar na hora de precificar um produto, e isso inclui estudar o mercado, calcular os valores envolvendo os fornecedores e todos os demais gastos que mantém o negócio funcionando, como outros detalhes.
Isso são algumas coisas que devem vir no preço final do produto, mas como envolver todos esses valores e ainda assim gerar um custo competitivo no mercado de modo que o cliente acabe escolhendo o seu produto?
Existe uma resposta simples que muitas vezes é deixada de lado: tecnologia.
Tecnologia pode ajudar a precificar produtos
As vendas também demandam de tecnologia para atingir um maior público e otimizar as transações. Elas são responsáveis por tornar o processo cada vez menos burocrático e mais rentável.
Logo, ela se torna um fator a se considerar nos momentos predecessores da venda. Escolher o preço de um produto pode ser encarado como uma estratégia preditiva e, por isso, sua boa ou má aplicação pode resultar na conquista de lucros maiores ou em vendas frustradas.
Quando se pensa nesses cenários, logo vem à mente a ideia de buscar dados confiáveis a fim de prever possíveis cenários. Quem conversa melhor com essas informações são as tecnologias informatizadas. É por meio de plataformas assim que você vai conseguir calcular de modo mais assertivo as variantes que vão ser incluídas no preço final.
As tecnologias que envolvem vendas evoluíram para um patamar em que agora conseguem analisar as oscilações do mercado, os atenuantes e as situações atípicas que podem interferir tanto na distribuição dos seus produtos quanto no seu valor. Elas conseguem inferir cenários e estipular possíveis estratégias para uma colocação inteligente de um plano de ação.
Tudo isso interfere na precificação do produto, porque ele também representa uma tática de venda e vai, ou não, atrair a atenção do consumidor final.
Dicas para calcular um valor justo
É claro que não apenas de ferramentas se sobrevive no mercado. Porém as estratégias lógicas utilizadas para elaborar a precificação também podem ser encaradas como tecnologias. Intangíveis, sim, mas ainda assim fruto de inovações técnicas em evolução.
O aperfeiçoamento delas pode levar a dicas valiosas para faturar seu produto.
Estude o mercado
- Como falamos acima, muitas plataformas atuais estão equipadas com tecnologias de ponta para interpretar o cenário de vendas de forma mais profunda e eficaz. Isso significa que você pode utilizar essas ferramentas para conhecer como as pessoas se relacionam com o produto.
- Nesta etapa é importante considerar tudo o que interfere no ambiente que ele está inserido, como os preços praticados pelos outros players (concorrentes), a moda da vez e como ela pode ser aproveitada pelo seu produto, sazonalidade, datas festivas e muitas outras situações. Tudo isso pode contribuir para uma precificação sadia.
Calcule as despesas
→ Todos os valores envolvidos para manter o negócio funcionando devem ser considerados na hora de taxar um produto. Isso vale tanto para os gastos diretos, como os fornecedores, quanto para os indiretos, como contas de luz, limpeza, manutenção, embalagem etc.
Planeje seu lucro
→ O lucro pode ser dividido em duas partes: markup (percentual de lucro) e o capital de giro, que é o valor extra obtido após o desconto das despesas. Ambos os valores precisam ser considerados para que sua empresa tenha uma economia sadia e continue prosperando. As ferramentas de vendas podem tornar esse trabalho muito mais fácil de gerir.
Observe as estratégias em tempo real → Não espere passar uma semana, um mês ou um trimestre para validar se o preço aplicado foi correto ou não. Utilize plataformas que analisam instantâneamente as flutuações no mercado. Elas vão te sinalizar o melhor momento de abaixar ou aumentar o valor de um produto.
Opte por um valor justo
→ Todas essas dicas vão te levar a encontrar um preço que atenda às necessidades da sua organização. E ao mesmo tempo vai te auxiliar a encontrar brechas dos concorrentes para oferecer um valor competitivo.
Ofertas: como e quando fazer?
Essa dica equivale ao estudo de mercado, mas está aqui separada porque é importante compreender suas especificidades. Apesar de ser um tanto óbvio a ideia de “baixar ou aumentar o preço de um produto devido à demanda”, esta nem sempre é a melhor solução para a sua empresa.
A melhor estratégia é sempre aquela que está aliada à realidade em que seu negócio está inserido, mas que ainda assim considera os custos envolvidos na manutenção dele. Portanto, considerando uma situação em que seus concorrentes estão baixando o preço de seus produtos, isso não significa que esta tática se aplica a sua empresa.
A outros caminhos que podem ser tomados, como a aplicação de descontos por fidelidade, combos de produtos correlatos, descontos progressivos etc.
Como avaliar qual dessas estratégias vai funcionar? Vai depender do quanto você conhece o mercado e isso tem relação direta com os insumos informacionais que sua empresa recebe.
Como nutrir a organização com os dados mais atuais do cenário sobre qual seu produto está inserido? Dentre as táticas que já discutimos aqui, torna-se indispensável a utilização de plataformas especializadas em vendas.
Precificação omnichannel
Aqui na Gera você pode contar com a Gera Omni para precificar seus produtos de maneira estratégica, com base em dados reais obtidos diretamente do seu público. Com nossa plataforma, sua empresa vai tabular seus produtos considerando todas as nuances financeiras para manter seu negócio economicamente sadio.
Contudo, a solução omnichannel da Gera vai além de elaborar preços e estratégias. Ela ainda centraliza seus múltiplos canais de venda na mesma plataforma e promove uma conversação dos dados entre elas. Isso permite que as informações acerca de suas vendas fluam entre todos os canais envolvidos com a venda.
Há muitos outros benefícios que fazem da Gera Omni a plataforma ideal para gerenciar o setor de vendas do seu negócio sem burocracia.
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