O e-commerce B2B é uma importante estratégia de vendas que tem ganhado cada vez mais espaço. Quando bem implementada, a venda online é capaz de induzir clientes em potencial e alavancar ainda mais os resultados da empresa.
Com o avanço constante da internet, o mundo se mantém cada vez mais conectado. Só no ano de 2019, o Brasil totalizou cerca de 204 milhões de smartphones em funcionamento, segundo o relatório Economia Móvel 2019, da GSMA.
E de acordo com relatório da Forrester Research, empresa americana de pesquisa de mercado, publicado em 2018, projeta que o mercado em expansão alcançará até U$$ 1,8 trilhão e representará 17% de todas as vendas nos Estados Unidos.
Não precisamos ir muito longe para ver números tão expressivos. Com a pandemia da Covid-19 no Brasil, o e-commerce se tornou uma importante estratégia de vendas com os comércios fechados e a impossibilidade de
vendas presenciais.
A pesquisa do Ebit|Nielsen afirma que 95% dos brasileiros pretendem continuar comprando online após o fim da pandemia. O crescimento no varejo de autosserviços, por exemplo, foi de 96%. A pesquisa ainda estima que o e-commerce brasileiro deve crescer 26% em 2021. Esse crescimento se deve ao aumento no número de consumidores, consolidação de lojas virtuais, fortalecimento de marketplaces e aumento na eficiência logística.
Cenário do e-commerce B2B
O e-commerce B2B tem como cliente final outro CNPJ e por isso suas estratégias de venda precisam atender a essa informação.
As estratégias desenvolvidas no e-commerce B2B devem ter como foco o aumento das vendas. Porém, antes do aumento da lucratividade existe um importante fator que necessita de atenção: a experiência do consumidor.
Consumir online se tornou uma importante ferramenta de compra. E para isso é importante que as plataformas propiciem uma boa experiência aos clientes. Partindo dessa premissa será mais fácil reduzir custos de vendas, otimizar tempo para o consumidor final e ampliar a margem de desconto.
Por isso, é essencial estar atento às tendências do mercado para o cenário B2B, tais como:
- Chatbot
- Compras mobile
- Uso de voz e vídeos para compras
- Realidade virtual e aumentada
Neste cenário, vale destacar que a tecnologia é uma importante aliada em operações e-commerce. Informações detalhadas sobre o produto ou serviço oferecido, atendimento rápido e solução eficiente na resolução de possíveis problemas são verdadeiros diferenciais para a fidelização de clientes.
Diferenciais de contar com uma plataforma e-commerce no segmento B2B
Antes de pensar no e-commerce de sua empresa, você deve entender como funciona o seu modelo de negócio atual, para assim, aplicar as melhores estratégias.
Um ponto-chave é oferecer um suporte eficiente de modelo de gestão de negócio. Vale lembrar que o mercado B2B está cada vez mais exigente, ou seja, é importante que os produtos ou serviços ofertados contem com uma boa descrição, foto do produto com qualidade, promoções de frete e depoimentos positivos sobre o item ou serviço.
A seguir destacamos alguns diferenciais presentes no e-commerce para o mercado B2B:
Perfis de clientes
Entender o perfil de consumidor do seu negócio é fundamental para traçar as melhores estratégias de venda.
Cada cliente compra determinado produto com diferentes níveis de preços, impostos e formas de pagamento. Assim, eles precisam ser classificados de formas diferentes para que o sistema consiga atender as necessidades de cada um.
Tabela de preços
Em geral, as tabelas de preços ou níveis de desconto são vinculados ao perfil de compra de cada cliente.
Basicamente, um cliente fidelizado pode ganhar mais desconto em uma determinada leva de produtos ou serviços do que um cliente novo.
Portanto, é importante contar com uma plataforma e-commerce para mapear as melhores condições de preços
Condições de pagamento
Um grande diferencial do e-commerce B2B é poder contar com condições de pagamento diversas.
Essa é uma importante estratégia de venda para quem busca fidelizar novos clientes.
Além da variedade de pagamentos, ela também pode se adequar às necessidades de cada consumidor, como mais prazos e menos cobranças de juros.
Vendedores e representantes comerciais são peças-chave
Vendedores e representantes comerciais são essenciais no segmento B2B. Eles estão em constante comunicação com os clientes, sendo responsáveis por colocar pedidos em ordem, realizar o acompanhamento e ter suas comissões calculadas. Por isso, precisam contar com informações claras e objetivas.
Com uma plataforma de e-commerce eles podem realizar todas essas ações e ter um canal de comunicação direto com os clientes.
E-commerce let para empresas B2B
Agora que você já sabe a importância de contar com um e-commerce B2B em seu negócio, conheça o e-commerce, uma das funcionalidades da let, que conta com tecnologia avançada para seu público e integra diferentes canais de venda, o popular omnichannel.
Com a let o vendedor consegue vender direto para seu consumidor final, e os clientes ainda podem comprar com ofertas personalizadas e incentivos configurados na própria plataforma.
Diferente das outras soluções do mercado, o e-commerce da let dispõe de uma vitrine configurável, promoções segmentadas, omnichannel, programa de fidelidade e campanha de pontos, diferentes combinações de métodos de pagamento e muito mais.
Além disso, com a let você conta com escritório virtual, ponto de venda, chatbot, televendas, app de vendas e business intelligence.
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