Aumentar a margem de lucro é o objetivo mais desafiador de qualquer negócio. O primeiro passo para atingir essa meta deve começar a partir do seu time de vendas.
A palavra empoderar significa “dar autoridade” e o termo está em evidência em várias vertentes da sociedade, inclusive no corporativo, especificamente nos segmentos de distribuição e atacado.
Com a entrada de novas gerações nas empresas e, principalmente, pelo desenvolvimento e implantação de novas tecnologias, empresas tradicionais e com processos de vendas complexos estão sendo cada vez mais obrigadas a mudar suas estratégias na hora de vender.
Neste caso, empoderar o seu time de vendas pode ser a chave para vender mais e aumentar a sua margem de lucro .
Como empoderar o time de vendas
Trabalhar com uma equipe de vendas externa é desafiador. Além de precisar oferecer todo o suporte para o trabalho, também é necessário fazer o acompanhamento de todas as etapas do processo de fechamento de vendas.
Por isso, conhecer sua equipe de vendas, dar autonomia e otimizar o trabalho por meio de tecnologia e soluções integradas pode ajudar o seu negócio a aumentar a margem de lucro.
Conhecendo o time de vendas
Atualmente, as equipes estão cada vez mais multidisciplinares, com profissionais com diferentes habilidades, personalidades e conhecimentos.
Desta maneira, conhecendo os integrantes do seu time de vendas, é possível alocá-los em lugares estratégicos, nos quais suas características de destaque serão potencializadas.
Assim, as chances de vender mais, com mais qualidade e fidelizar seu cliente aumentará.
Autonomia e aumento do nível de serviço dos vendedores
Uma das maiores dificuldades nas negociações na hora de fechar uma venda é a falta de autonomia dos vendedores na hora de oferecer descontos ou promoções.
Portanto, permita que seus vendedores tenham mais independência tanto na negociação quanto na solução das demandas dos clientes sem precisar recorrer à administração.
Ao disponibilizar as informações necessárias para vendas efetivas, atualizando o time em tempo real, é possível garantir aumento na performance dos vendedores, que fecharão mais negócios e atuarão de forma consultiva.
Com o gestor, fica o papel do monitoramento e acompanhamento dessas ações e dos indicadores da equipe de vendas. Outras questões como aprovação de limite de crédito ou aprovação de negociação fora dos padrões também passam por essa função, mas esse processo fica mais fácil e eficiente com o tópico a seguir: tecnologia integrada.
Tecnologia, integração e otimização
Soluções de gestão comercial têm sido uma necessidade urgente para a inovação no segmento distribuidor atacadista.
Isso porque, ferramentas como a let, da Gera, estão se tornando fundamentais para manter essas empresas em vantagem competitiva no mercado.
Isso acontece porque, utilizando apenas uma plataforma, torna-se possível ter uma visão macro de toda a operação comercial.
A ferramenta integra todos os canais de vendas, contém um motor promocional avançado, além de poder ser conectada a outros sistemas já utilizados pelas empresas.
É a solução ideal para os vendedores, pois com um sistema de gestão de vendas é possível visualizar o histórico de compras dos clientes, estoque e promoções gerais e personalizadas para cada perfil de cliente, dando a ele conhecimento e autonomia para oferecer propostas muito mais atrativas para seus compradores.
Dessa maneira, é possível empoderar seu time de vendas, aumentar o ticket médio de compras e ainda aumentar a sua margem de lucro.
É hora de aumentar a margem de lucro
Com seu time de vendas atuando com mais autonomia, a mudança positiva nos resultados da sua empresa logo será vista.
Com o auxílio da tecnologia, seus vendedores poderão criar um mix de produtos mais interessante. Talvez, você precise reduzir o preço de alguns produtos presentes nesse mix, mas perceberá que essa é uma opção melhor do que vender apenas uma mercadoria.
Boas tecnologias vão permitir que você visualize as melhores opções de promoções para que, no fim, seu faturamento ainda seja expressivo.
Outro ponto que pode auxiliar sua empresa distribuidora ou atacadista é a diferenciação entre seus concorrentes. Seus clientes precisam ter bons motivos para você ser sempre a primeira opção de compras. Com um serviço melhor e que vá mais de acordo com os desejos dos diferentes perfis, seu negócio ganha destaque.
Além de tudo isso, fique de olho no estoque. Tanto produtos parados quanto produtos em falta podem significar perda de faturamento.
Por isso, o controle das mercadorias armazenadas tem que ser muito bem feito, assim como o momento da compra, que deve ser feito estrategicamente para ter poder de negociação com fornecedores. Isso gera menos custos e, consequentemente, margem de lucro maior.
A ferramenta let, da Gera, pode auxiliar a sua distribuidora ou atacadista em cada passo desse processo e tornar a sua empresa omnichannel, com todos os canais de vendas integrados.
Na página da let, você pode conferir outras das funcionalidades e saber um pouco mais sobre as vantagens da ferramenta.