A tendência da criação de espaços próprios no meio digital para a vendas dos mais diferentes produtos e serviços está cada vez mais forte. Não por acaso, indústrias, distribuidores, atacadistas e empresas similares estão investindo fortemente no e-commerce B2B.
De acordo com a McKinsey, a participação total do comércio eletrônico nas empresas B2B aumentou 62% durante o isolamento social gerado pela pandemia.
A importância desse investimento fica ainda mais clara quando levamos em conta dados como o divulgado pela Forrester Research. Segundo a empresa, 93% dos consumidores B2B disseram que preferem comprar por meio dos canais digitais.
Só que, para um e-commerce ser eficiente, é preciso que ele leve em conta as necessidades do consumidor da atualidade.
Se você está pensando em investir em um e-commerce B2B ou não tem visto resultados expressivos no que está utilizando, vale a pena conferir as dicas que apresentaremos a seguir.
Dicas para melhorar seu e-commerce B2B
Um bom e-commerce B2B traz vantagens para os clientes, como mais agilidade na compra e promoções especiais, e também para sua empresa, que chega aos consumidores com mais facilidade e reduz custos de vendas. Para isso, é preciso adotar as estratégias certas.
Conheça bem o seu público
Não tem como fugir desse assunto. Na hora de abrir um novo canal de vendas para seu negócio, é essencial conhecer detalhadamente seu público.
Entender o comportamento comum entre clientes da sua loja, o tempo que levam para fechar uma compra, o mix de produtos que costumam ser comprados juntos, entre outros exemplos, é fundamental para estabelecer estratégias adequadas.
Usar dados para isso torna esse conhecimento embasado em fatos e, graças a tecnologia, está cada vez mais fácil adquirir e analisar essas informações.
Garanta usabilidade impecável
Encontrar as informações que precisa com facilidade e conseguir concluir uma compra de forma intuitiva é fundamental para que um cliente goste do seu e-commerce.
Hoje, pensar na experiência do cliente é garantir que seu negócio siga firme no mercado. Tenha atenção a esses pontos:
- Visual: ter uma aparência profissional e alinhada à identidade da sua marca torna o ambiente do e-commerce mais atrativo.
- Velocidade: quem compra online quer resolver as coisas de forma ágil. Se o seu site for pesado e o carregamento lento, é provável que o consumidor desista da compra.
- Responsividade: preocupe-se em ter um ambiente online que se adapte a diferentes dispositivos, para que cada cliente possa escolher se prefere utilizá-lo no computador, celular ou tablet.
- Atenção para o carrinho de compras: de nada adianta ter um e-commerce lindo, rápido e responsivo, mas tornar o processo final de compra muito burocrático. Vale a pena olhar com cuidado para pontos como alteração dinâmica de preço ao mudar a quantidade de produtos, variedade de opções de pagamento, entre outras facilidades.
Ofereça atendimento e relacionamento de qualidade
Mesmo no ambiente digital, clientes querem poder contar com suporte caso precisem de ajuda. Por isso, garanta um canal de atendimento ágil.
Quando falamos em atendimento, isso também significa deixar claro para o cliente os processos necessários caso ele opte por trocar algum produto.
E, claro, relacionamento também faz diferença. Cuide do pós-vendas e trace estratégias para receber feedbacks sobre a experiência online de compra.
Essas ações podem contribuir para, além da satisfação, a fidelização do cliente.
Trace metas
Traçar metas a curto e longo prazo é fundamental para definir com assertividade o sucesso do seu e-commerce. E, com base nessas metas, é preciso definir quais indicadores serão acompanhados.
Ao ficar de olho nas métricas e no quão perto ou longe seu e-commerce está de alcançar os objetivos estabelecidos, é possível estabelecer quais caminhos seguir com mais facilidade.
Entre os indicadores de performance mais comuns para análise de resultados do e-commerce estão taxa de conversão, taxa de rejeição e o abandono de carrinho.
Felizmente, o ambiente digital tem diversas alternativas para reunir dados para acompanhar essas métricas.
Ofereça promoções personalizadas
Outra ação que colabora efetivamente para aumento de vendas no ambiente digital é a oportunidade de promover promoções personalizadas.
Algo bastante utilizado em e-commerces é o incentivo ao upsell. Com base no que o cliente está comprando, é possível oferecer um mix de produtos complementares de forma atrativa.
Com a ajuda de tecnologia, sua empresa também pode reunir informações sobre o histórico de compras do cliente nos diferentes canais de vendas.
A partir desses dados, uma plataforma de qualidade como a desenvolvida pela Gera é capaz de disponibilizar promoções que fazem sentido para cada perfil de consumidor, o que aumenta as vendas.
Conheça o E-commerce B2B Gera Omni
O E-commerce B2B da Gera faz parte da plataforma Gera Omni. A solução possibilita a gestão completa de canais de venda e da força de vendas, e ainda oferece um motor promocional robusto.
No E-commerce B2B Gera Omni, é possível configurar com facilidade ofertas e incentivos para os clientes, proporcionar uma experiência única e, assim, aumentar o valor total dos pedidos e a margem de lucro da sua empresa.
Entre os diferenciais da solução estão funcionalidades exclusivas como a combinação de métodos de pagamento sem limitação, vitrine configurável e personalizada, e comissionamento por indicação ou busca de vendedores e revendedores.
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