O setor de vendas das empresas tem grande importância para a saúde do negócio e precisa ser ainda mais estratégico nos segmentos B2B e B2B2C. Então, contar com uma plataforma omnichannel nessa área faz toda diferença.
A verdade é que o omnichannel não pode ser mais encarado como uma novidade, mas sim como uma necessidade para garantir a satisfação dos clientes.
De acordo com um levantamento feito pela Manhattan Associates, 77% dos consumidores desejam que transações de compra “desconectadas” evoluam para uma experiência unificada. Ou seja, uma experiência omnichannel.
E se engana quem pensa que essa operação é vantajosa apenas para os clientes. Ter uma estratégia de vendas omnichannel melhora a forma como as empresas vendem e é isso que vamos te mostrar a seguir.
Vantagens de adotar uma plataforma omnichannel
Uma plataforma omnichannel de vendas integra tudo o que as empresas precisam para uma operação comercial muito mais eficiente. Separamos cinco das diversas vantagens que podem ser obtidas por quem escolhe adotar esse tipo de solução. Confira:
1. Melhor acompanhamento do time
Contar com uma plataforma omnichannel permite que a gestão tenha uma visão ampla sobre toda a força de vendas. Afinal, se todos os canais podem ser visualizados de forma centralizada, o controle sobre o que ocorre também é maior.
Não importa se uma venda ocorrer no e-commerce, no ponto de venda ou em qualquer outro canal. O acesso às informações das operações fica em um único lugar, o que também colabora para melhor definição e acompanhamento das metas.
Dar incentivos para o trabalho do time também se torna mais prático, já que é possível determinar verbas flexíveis, permitir adequação de valores e descontos de acordo com cada cliente, entre outras vantagens que permitem que os vendedores sintam que têm mais autonomia.
2. Operações simplificadas
Alinhada à questão de visibilidade, uma boa solução tecnológica para vendas traz também outra vantagem: a simplificação das operações comerciais, já que a captação de pedidos ocorre em tempo real.
Sem contar que os clientes passam a ser atendidos no momento e na plataforma que desejam — o que colabora para a satisfação deles, que estão cada vez mais exigentes sobre o que as empresas oferecem.
Outro ponto importante é a centralização das regras do negócio, o que nos leva à próxima vantagem.
3. Agilidade na comunicação entre equipes
A omnicanalidade pode estar diretamente ligada à uma solução integradora em nuvem. Estar em uma solução cloud significa que os diversos profissionais envolvidos nas operações podem ter acesso a informações necessárias em tempo real.
Caso seja preciso mudar imediatamente uma regra promocional, por exemplo, toda a equipe de vendas pode receber essa atualização de forma imediata e passar a trabalhar de forma adequada nos mais diferentes canais de vendas.
Facilitar o acesso às informações também deixa os vendedores mais confortáveis para trabalhar, o que contribui efetivamente para melhores resultados.
4. Criação de promoções mais eficientes
Criar promoções para clientes que querem algo cada vez mais personalizado não é algo impossível. Com informações sobre o perfil de cada um deles e também de suas movimentações nos diferentes canais, é possível criar ofertas altamente segmentadas.
Uma segmentação bem feita garante o alcance do público certo, no melhor momento. E uma plataforma omnichannel pode garantir que sua empresa crie campanhas que envolvem diversas variáveis.
Isso também torna possível que você aumente a rentabilidade por meio de promoções, ao oferecer mix de produtos complementares que vão de acordo com as necessidades dos clientes.
5. Fácil integração com outros sistemas
Como uma plataforma omnichannel tem entre suas premissas básicas a integração de canais, é comum que empresas que criam esse tipo de solução pensem em possibilitar a fácil junção a outros sistemas.
No caso da Gera Omni, por exemplo, a integração é feita por meio de APIs e web services. A solução também possibilita a utilização de suas ferramentas por meio do front-end do seu software de vendas.
Assim, nenhuma informação fica isolada e a omnicanalidade passa a ser real.
Conheça a melhor plataforma omnichannel para vendas B2B e B2B2C
Já que citamos a Gera Omni, não podemos deixar de mostrar que todas as vantagens apresentadas no texto fazem parte da plataforma desenvolvida pela Gera, além do suporte que só uma empresa experiente pode oferecer.
Na solução, é possível contar com ferramentas que ajudam nas mais diferentes áreas das vendas: promoções, preços, pedidos, e-commerce, televendas, aplicativo de pedidos, escritório virtual, SAC, comissões e muito mais.
Quer saber mais sobre a melhor plataforma omnichannel para vendas B2B e B2B2C? Fique à vontade para entrar em contato e entender como a solução pode ser útil para as vendas do seu negócio.